22 janeiro, 2007

Cristãos celebram Semana de Oração pela Unidade

Por José Aurelio Paz

SAN JOSÉ DE LAS LAJAS, 22 de janeiro (ALC) – A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos teve início, em Cuba, numa pequena comunidade, com o encontro de católicos e evangélicos que deixaram de lado as diferenças e começaram a dar visibilidade ao mandato de Jesus: “Que todos sejam um”.

No pequeno município de San José de Las Lajas, próximo a capital, o serviço religioso na Semana da Unidade teve lugar num apartamento, transformado em templo de uma das congregações da Fraternidade de Igrejas Batistas de Cuba.

O pároco local da Igreja Católica, Mario Delgado, referiu-se aos cristãos do mundo como uma grande família, na qual podem existir divergências, mas nela deve prevalecer a união, a partir da fé comum em Jesus Cristo.

Delgado disse que se pode aprender o melhor da tradição familiar cubana, quando irmãos e primos, depois de discutir, logo se reconciliam e até se beijam, porque o amor que os une é maior do que as diferenças momentâneas.

O pastor batista Manuel Delgado falou para a ALC da importância da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Num mundo onde há tantas lutas e divisões movidas por interesses políticos, econômicos e também religiosos, ainda há lugar para a esperança, para o trabalho de homens e mulheres pelo bem comum, disse.

A liturgia realizada na celebração em San José de Las Lajas incluiu uma cruz vazia, na qual os fiéis prenderam pedaços de papel coloridos, destacando que, apesar das diferenças de cores, a base comum está em Jesus Cristo, mesmo que haja diversidade de seres humanos e mesmo quando eles impedem uma real integração, como ensinam os evangelhos.

“Creio que, além dessa Semana, católicos e evangélicos também podem empreender ações comuns de adoração, mas, sobretudo, de serviço à comunidade, sejam cristãos ou não, num processo que não deve ser violentado, mas que deve fluir de maneira natural como parte de nossas experiências de fé”, opinou Delgado.

-----------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação