22 janeiro, 2007

Comunidade kaingang ganha terapeuta e professora

PORTO ALEGRE, 22 de janeiro (ALC) – A turma de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Metodista (IPA), que colou grau no sábado, 20, em Porto Alegre, teve um formando especial dentre 18 egressos do curso: o estudante Claudemir Kasin Vaz, da aldeia indígena de Nonoaí.

Com um cocar na cabeça e pinturas no rosto, em contraste com a tradicional toga de formando, Kasin Vaz prometeu, em seu discurso, utilizar os conhecimentos que adquiriu na faculdade para ajudar o seu povo kaingang. “Entrei para o ensino superior com este objetivo e vou cumprir minha promessa até o fim”, disse.

Também a kaingang Janaína Vaz forma-se neste mês, em Educação Física. Claudemir e Janaína foram beneficiados pelo programa de Bolsas de Estudo Carência, mantido pelo IPA. Eles retornam, formados, à aldeia de Nonoaí, onde pretendem trabalhar com a população de 2.100 indígenas.

Janaína sempre se interessou por esportes e herdou da mãe, que é professora, o gosto pelo ensino e por isso escolheu o curso de Educação Física. “Agora que me formei, vou trabalhar com as crianças da aldeia, para ensinar práticas esportivas e hábitos para vida saudável”, frisou.

A aldeia indígena de Nonoaí está localizada nos municípios de Nonoaí, Planalto e Rio dos Índios, ao norte do Rio Grande do Sul. Os kaingang somam, ao todo, 26 mil índios, que vivem em 32 terras indígenas, nos três Estados da Região Sul e em São Paulo.

O Ministério da Educação (MEC) implantou programa de capacitação de professores indígenas em universidades federais e estaduais, e pretende formar 4 mil professores, que passarão por cursos. Em 2006, as 2.324 escolas existentes em aldeias brasileiras matricularam 172.256 indígenas, informa a repórter Talita Bedinelli, da Primeira Página.

O MEC também vai apoiar a produção de material didático em idiomas indígenas, como livros, CDs e DVDs, de autoria de índios.

---------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home