31 janeiro, 2007

Kairós publica livro sobre Emilio Castro

ARGENTINA

BUENOS AIRES, 31 de janeiro (ALC) - Com prólogo do teólogo José Míguez Bonino, a Edições Kairós, de Buenos Aires, publicou "Paixão e compromisso com o Reino de Deus", livro que resenha os pensamentos, as experiências e a história do pastor metodista uruguaio Emilio Castro. O livro traz uma série de entrevistas que Carlos Sintado e Manuel Quintero fizeram com Castro, um dos líderes mais importantes do movimento ecumênico latino-americano e mundial.

Depois de uma significativa carreira ecumênica no continente, onde foi secretário executivo da Comissão Provisória Pró Unidade Evangélica Latino-Americana, mais conhecida como UNELAM — o movimento que abonou o caminho para o surgimento do Conselho Latino-Americano de Igreja —, Castro foi diretor da Comissão Mundial de Missão e Evangelização do Conselho Mundial de Igrejas, de 1973 a 1983, e depois secretário geral desse organismo, de 1984 a 1992.

Os autores seguem a trajetória de Castro, que dá seus primeiros passos no Uruguai progressista da segunda década do passado século. O pastor uruguaio analisa, com grande lucidez e esperançoso otimismo, a realidade do mundo presente, sempre animado, como ele mesmo o confessa, por uma paixão pela missão da igreja, pela evangelização, pela dinâmica do Reino, pelo testemunho.

"Este livro é uma tentativa de recuperar a memória histórica. Quisemos demonstrar que o caminho ecumênico não surge do nada, mas que tem rostos concretos, que se encarna em mulheres e homens que responderam ao desafio da oração sacerdotal de Jesus, tal como narrado no Evangelho de João. A importância desse legado, de conhecer e reconhecer o que outros fizeram, é fundamental para compreender nosso presente e nosso lugar no mundo", afirmam os autores na apresentação.

Emilio Castro é um cristão "que evangeliza com a palavra e o fato, que se esforça cada dia para descobrir a fidelidade de Deus e não hesita em arriscar sua segurança para tomar partido com os que sofrem. As impressões indeléveis e os frutos notáveis desse zelo evangelizador inquebrantável e inextinguível são palpáveis em indivíduos e instituições no Uruguai, sua terra natal, na pátria grande latino-americana e em muitos rincões da oikoumene," adicionam.

O livro é uma importante contribuição para conhecer de perto o pastor Emílio Castro e, guiados por sua mão experiente, ingressar nos labirintos do movimento ecumênico latino-americano e mundial do século XX.

-----------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação