Kairós publica livro sobre Emilio Castro
ARGENTINA
Depois de uma significativa carreira ecumênica no continente, onde foi secretário executivo da Comissão Provisória Pró Unidade Evangélica Latino-Americana, mais conhecida como UNELAM — o movimento que abonou o caminho para o surgimento do Conselho Latino-Americano de Igreja —, Castro foi diretor da Comissão Mundial de Missão e Evangelização do Conselho Mundial de Igrejas, de 1973 a 1983, e depois secretário geral desse organismo, de 1984 a 1992.
Os autores seguem a trajetória de Castro, que dá seus primeiros passos no Uruguai progressista da segunda década do passado século. O pastor uruguaio analisa, com grande lucidez e esperançoso otimismo, a realidade do mundo presente, sempre animado, como ele mesmo o confessa, por uma paixão pela missão da igreja, pela evangelização, pela dinâmica do Reino, pelo testemunho.
"Este livro é uma tentativa de recuperar a memória histórica. Quisemos demonstrar que o caminho ecumênico não surge do nada, mas que tem rostos concretos, que se encarna em mulheres e homens que responderam ao desafio da oração sacerdotal de Jesus, tal como narrado no Evangelho de João. A importância desse legado, de conhecer e reconhecer o que outros fizeram, é fundamental para compreender nosso presente e nosso lugar no mundo", afirmam os autores na apresentação.
Emilio Castro é um cristão "que evangeliza com a palavra e o fato, que se esforça cada dia para descobrir a fidelidade de Deus e não hesita em arriscar sua segurança para tomar partido com os que sofrem. As impressões indeléveis e os frutos notáveis desse zelo evangelizador inquebrantável e inextinguível são palpáveis em indivíduos e instituições no Uruguai, sua terra natal, na pátria grande latino-americana e em muitos rincões da oikoumene," adicionam.
O livro é uma importante contribuição para conhecer de perto o pastor Emílio Castro e, guiados por sua mão experiente, ingressar nos labirintos do movimento ecumênico latino-americano e mundial do século XX.
-----------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home