15 fevereiro, 2007

Kobia falará na maior reunião de cristãos da Ásia

GENEBRA, 13 de fevereiro (ALC/CMI) - O secretário geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), reverendo Samuel Kobia, é hóspede de honra e será um dos oradores principais da 112a. Convenção Maramon, que está reunida em Maramon, Kerala, Índia, de 11 a 18 de fevereiro. A Convenção é considerada a maior reunião de cristãos da Ásia.

A Convenção Maramon é organizada a cada ano pela Associação Evangelista Mar Thoma, órgão missionário da Igreja Síria Mar Thoma de Malabar, uma das igrejas membros do CMI na Índia. Durante uma semana, cristãos de todo o país e da diáspora reúnem-se no leito seco do rio Pampa, próximo aos povoados de Maramon e Kozhencherry, no centro-sul de Kerala. Cada evento atrai cerca de 200 mil participantes.

Kobia falará à convenção em duas ocasiões. Na sábado, 17, ele vai inaugurar o ano de celebrações do Jubileu de Platina (75º aniversário) da Associação Juvenil Mar Thoma - Mar Thoma Yuvajana Sakhyam - que tem mais de 900 filiais na Índia, Oriente Médio, África, América do Norte e Europa. Kobia pregará na convenção no mesmo dia, e no domingo, pregará de novo na sessão de encerramento da convenção.

Durante a semana de permanência na Índia, Kobia se reunirá também com o comitê executivo da Igreja da Índia do Sul, na sua sede em Chennai, e com o Santo Sínodo Episcopal da Igreja Síria Ortodoxa de Malankara, em Devalokam, Kottayam.

Em Bangalore, Kobia participará da abertura das celebrações do Jubileu de Ouro do Instituto Cristão para o Estudo da Religião e a Sociedade (CISRS), e falará em reunião nacional da juventude ecumênica. Em Kochi, ele inaugurará o Programa de Atendimento aos Enfermos de Câncer do Ashram Shanthigiri. Também colocará a pedra fundamental de um
refúgio comunitário polivalente para catástrofes numa aldeia atingida pela tsunami.

Com mais de 24 milhões de cristãos, o que equivale a 2,3% da população do país, o cristianismo é a terceira religião da Índia. Os primeiros cristãos da Índia foram convertidos pelo apóstolo Tomás, que chegou à costa de Malabar, em Kerala, no ano 52 dC.

O cristianismo experimentou grandes transformações na Índia durante o período colonial e depois da independência. As duas principais concentrações regionais de cristãs encontram-se em Kerala e nos estados do nordeste.

Kobia será acompanhado pelo coordenador regional do CMI para a Ásia, Mathews George Chunakara, e pelo coordenador de artes visuais do CMI, Peter Williams.

---------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação