15 fevereiro, 2007

Solidariedade marca criação de ACT Desenvolvimento

Por Susanne Buchweitz

NAIRÓBI, 14 de fevereiro (ALC) - Solidariedade foi o tom geral da assembléia de criação de ACT Desenvolvimento (ACT – Action by Churches Together, Ação Conjunta de Igrejas Desenvolvimento, em português), além do alto grau de participação, respeito mútuo e igualdade de todos os presentes, avaliou Humberto Shikiya, diretor executivo do Centro Regional Ecumênico de Assessoria e Serviço (CREAS), da Argentina.

Shikiya participou da assembléia que criou o organismo ecumênico voltado ao desenvolvimento, realizada nos dias 6 e 7 de fevereiro, em Nairóbi, no Quênia, quando também foi eleito para integrar o Comitê Executivo do novo organismo.

“Isso coloca o futuro de ACT Desenvolvimento numa perspectiva muito positiva, no que se refere à busca por maior justiça social e a resolução de graves problemas estruturais, especialmente nos países mais pobres”, confirmou Shikiya. “Obviamente, junto a isso devemos ter sempre presente o nosso compromisso ecumênico e as nossas dimensões teológicas e espirituais no trabalho a ser feito”, agregou.

ACT Desenvolvimento é uma aliança de igrejas e de organizações que trabalham com desenvolvimento, criada depois de dois anos de consultas globais e discussões. Da sua agenda constam itens como erradicação da pobreza, da injustiça e do abuso dos direitos humanos, com especial ênfase no desenvolvimento e na defesa de causas. O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) coordenou o grupo provisório que trabalhou na criação do novo organismo e continua tendo um papel importante de liderança na sua formatação.

A partir da sua criação, ACT Desenvolvimento conta com 55 organizações – sendo 42 participantes e 13 observadoras – de 157 países. No dia 5 de fevereiro, antes do início da assembléia, os participantes trabalharam em seis grupos, distribuídos nas regiões que integram a entidade: África e Meio Oriente; Ásia; Europa Oriental; Europa Ocidental; Austrália e América do Norte; e América Latina e Caribe.

O secretário geral da Igreja Evangélica do Rio da Prata (IERP), Juan Abelardo Schvindt, considerou o encontro positivo, destacando a participação, que foi muito valorizada. “Tivemos aqui um fórum onde as contrapartes atuaram em igualdade de condições”, confirmou. “Se viu aqui uma grande vontade e abertura de buscar uma identidade comum, na qual se precisa e se pode contar com o apoio de todos para a continuidade do trabalho”, disse.

A secretária executiva da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Eliana Rolemberg, avaliou que seria importante incrementar a presença de entidades da região andina.

Na análise do secretário executivo da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Silvio Schneider, a assembléia representou a etapa final de um processo de construção e um momento decisivo de apropriação da nova entidade pelos seus participantes. “O encontro foi muito bom, sobretudo no que se refere à disposição dos participantes de colocar em prática a proposta desta aliança global, também através da construção de fóruns regionais e nacionais”, apontou Schneider.

A partir da assembléia, são muitos os desafios que o novo organismo tem pela frente, entre eles a relação de ACT Desenvolvimento com ACT Internacional – organismo ligado ao CMI para o atendimento a emergências, o detalhamento de um plano programático (2007-2009) – analisado durante a assembléia -, a criação e o uso de um nome e uma marca comum, entre outros.

O Comitê Executivo, eleito em Nairóbi e que deve dar seguimento a tais questões, ficou assim constituído: Humberto Shikiya (Argentina); Nora Coloma (Honduras); Hans Bruning (Holanda); Cornelia Füllkrug-Weitzel (Alemanha); Eberhard Hitzler (Suíça); A. G. Augustine Jeyakumar (Índia); Dragan Makojevic (Sérvia); Rick Santos (Estados Unidos); Atle Sommerfeldt (Noruega); Haftu Woldu Teshalle (Etiópia); Elizabeth Kaseke (Zimbábue). Uma última vaga ficou em aberto com a sugestão de ser preenchida por uma mulher, a ser indicada pelo novo comitê executivo.

Da América Latina e Caribe, integram o novo organismo as seguintes instituições, na qualidade de participantes: CREAS, da Argentina, Comissão Cristã de Desenvolvimento, Comissão de Ação Social Menonita e Comunidade Cristã Mesoamérica, de Honduras, CESE e FDL, do Brasil, Fundação de Ajuda Social das Igrejas Cristãs (FASIC), do Chile, e IERP.

Como observadores participaram da assembléia em Nairóbi o Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI) e a Federação Argentina de Igrejas Evangélicas (FAIE).

---------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação