01 fevereiro, 2007

Renascer - TV Gospel ganha mais um canal

BRASÍLIA, 1. de fevereiro (ALC) – Alheio ao escândalo envolvendo o casal apóstolo Estevam Hernandes Filho e a bispa Sônia Haddad Moraes, fundadores da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, o Ministério das Comunicações concedeu à instituição canal de TV, que retransmitirá em Vila Velha, Espírito Santo, o sinal gerado pela Fundação Evangélica Trindade.

Esse será o quinto canal da Rede Gospel, que pertence à igreja. A portaria autorizando a Ivanov Comunicação e Participações Ltda., empresa que, segundo noticiou o jornal Folha de São Paulo, funciona no mesmo endereço da sede administrativa da igreja, foi publicada na edição de segunda-feira do Diário Oficial da União.

O apóstolo Estevam e a bispa Sônia estão em liberdade condicional, na Flórida, onde aguardam julgamento do processo instaurado contra eles nos Estados Unidos. No dia 9 de janeiro, o casal foi preso ao desembarcar no aeroporto de Miami por deixar de declarar à alfândega que carregava consigo 56 mil dólares em espécie, escondidos, parte do montante, numa Bíblia.

O casal foi preso, libertado dias depois, mas tem seus passos monitorados 24 horas por dia pela polícia de Miami através de uma tornozeleira eletrônica, enquanto aguarda o julgamento do caso. A sede da Renascer nos Estados Unidos, igreja lá denominada de “Reborn in Christ”, fica em Deerfield Beach, próxima a Miami.

Matéria no sítio web do jornal Cruzeiro do Sul, de São Paulo, informa que pastores de diferentes denominações fazem um balanço do estrago que a prisão do casal Hernandes traz à imagem dos evangélicos no Brasil. “Para quem não conhece a imensa diversidade do meio evangélico, um escândalo desses acaba respingando em todo mundo”, disse à reportagem o presidente da Assembléia de Deus Betesda, pastor Ricardo Gondim.

A Renascer, lembrou Gondim, tem mídia, “você vê a TV Gospel funcionando como se nada tivesse acontecido, numa atitude cínica, quase de desdém”, lamentou. O caso coloca em xeque a Teologia da Prosperidade e mostra que só se mantém o discurso com artifícios ilegais, assinalou.

Gondim entende que escândalos podem ser profiláticos no meio evangélico. Quando Jesus disse que é mister que venham os escândalos, é bom que eles venham, “para que, no refluxo, a gente ponha o pé no chão e veja que esses grandes shows de milhares de convertidos são muita casca e pouco conteúdo”. A Renascer organiza, a cada ano, a Marcha para Jesus, evento que chega a reunir 1,5 milhão de pessoas nas avenidas de São Paulo.

Os dois líderes da Renascer também têm pendências com a Justiça brasileira. Eles são acusados de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, evasão de divisas e estelionato. A bispa e o apóstolo só conseguiram embarcar para os Estados Unidos porque obtiveram, no final de dezembro, liminar no Superior Tribunal de Justiça revogando o pedido de prisão preventiva que existia contra eles.

---------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação