20 fevereiro, 2007

Representantes de igrejas européias comprometem-se com superação da violência

GENEBRA, 20 de fevereiro (CMI) - "Faz de mim um instrumento da tua paz" foi o tema eleito, no sábado, 17, em Wittenberg, Alemanha, na reunião de representantes de igrejas ortodoxas, católicas, anglicanas e protestantes para celebrar o compromisso comum voltado à superação da violência.

Em 2007, a Europa será o foco especial da Década para a Superação da Violência: As igrejas em busca de reconciliação e paz (2001-2010). Já foram foco da Década a Palestina/Israel, Sudão, Estados Unidos, Ásia e América Latina.

O coordenador da Convocação Internacional Ecumênica para a Paz no Conselho Mundial de Igrejas (CMI), pastor Dr. Geiko Müller-Fahrenholz, lembrou que o tema do foco europeu é a frase inicial de oração atribuída a São Francisco de Assis. A oração contrapõe-se a um enfastiado "realismo que já não se dá conta de que está sendo utilizado para permitir que a violência continue em todas partes", disse.

Com freqüência "vivemos como se a paz do Senhor estivesse longe de nós. Por isso, oramos 'Senhor, faz de mim um instrumento da tua paz'", explicou Müller-Fahrenholz. A convocação está sendo planejada para 2011, com o objetivo de celebrar o final da Década para a Superação da Violência.

Em 2007, as igrejas européias deverão tratar nove temas chave pela Década: o tráfico de pessoas, juventude, migração, militarização, violência doméstica e interpessoal, segurança humana, meio ambiente, violência na igreja e a teologia da paz justa.

O lançamento do foco europeu da Década para 2007 fez parte da programação de encontro ecumênico de quatro dias, realizado com o propósito de preparar a III Assembléia Ecumênica Européia (EEA3), que terá lugar em Sibiu, Romênia, de 4 a 9 de setembro de 2007.

O pastor Fernando Enns, membro do Comitê Central do CMI, observou que os líderes da Década designaram 2007 como o ano do foco na Europa tendo em vista a assembléia de Sibiu. A EEA3 está sendo organizada conjuntamente pela Conferência das Igrejas Européias e o Conselho das Conferências Episcopais Européias.

A reunião teve seu ponto culminante na igreja de Wittenberg, onde o reformador Martim Lutero foi pregador, com um serviço de oração conjunto conduzido pelo irmão Alois, da comunidade ecumênica de Taizé, na França.

A Década para a Superação da Violência foi inaugurada há seis anos, em fevereiro de 2001, com um culto na igreja do imperador Guilherme, em Berlim, templo que foi parcialmente destruído na Segunda Guerra Mundial. A Década é um movimento global que luta por consolidar os esforços e as redes existentes para superar a violência.

----------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação