19 fevereiro, 2007

Amazônia será o enfoque da Campanha da Fraternidade de 2007

BRASÍLIA, 19 de fevereiro (ALC) – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pretende discutir questões polêmicas que dizem respeito à Amazônia, como o avanço da fronteira agrícola sobre a floresta e a presença de estrangeiros na região durante a Campanha da Fraternidade de 2007, que será lançada oficialmente em Belém, na Quarta-Feira de Cinzas, 21 de fevereiro.

Ao falar da Campanha da Fraternidade para a imprensa, na sexta-feira, 9, o presidente da CNBB, cardeal Geraldo Majella Agnelo, disse que o governo brasileiro precisa discutir novas formas de exploração econômica da região.

“Há uma exploração voltada para o lucro, o benefício privado”, afirmou, o que pode ser muito lucrativa para os fazendeiros, para o próprio país, “mas deixa populações inteiras à margem desses benefícios”, argumentou.

A Campanha da Fraternidade sobre a Amazônia “poderá nos ajudar a estabelecer novos tipos de relacionamentos com a natureza ao nosso redor. A exploração desenfreada e inconseqüente do meio ambiento poderá levar-nos à autodestruição”, frisou em artigo o arcebispo metropolitano de Belém, dom Orani João Tempesta.

O arcebispo lembrou o relatório sobre o aquecimento global, divulgado recentemente por cientistas, destacando que o homem é capaz de destruir o único lugar conhecido onde ele pode morar fisicamente.

Por isso, frisou, “nesse tempo em que precisamos nos converter (tempo da Quaresma), também precisamos reaprender com a Amazônia e com os amazônidas a viver em harmonia com o meio ambiente e nos penitenciarmos sobre os males que já causamos”.

A Campanha de 2007 tem como tema “Fraternidade e Amazônia” e lema “Vida e missão neste chão”. No lançamento da Campanha serão apresentadas diversas realidades amazônicas.

-----------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação