16 fevereiro, 2007

Maringá Avança rumo ao Diálogo Inter-religioso

Pastor vai integrar grupo de diálogo

Por Edna Mendes - Foto: Walter Fernandes

Com a experiência de ter participado de grupos de discussão em Santa Catarina e São Paulo, o Pastor Robert Stephen Newmun aguarda com entusiasmo a possibilidade de dialogar com líderes de outras religiões de Maringá.

O pastor da Igreja Metodista vai integrar o grupo de diálogo inter-religioso que está sendo formado na cidade, reunindo representantes do cristianismo, budismo, islamismo e ainda lideranças de cultos afro-brasileiros.

"Acredito que esse será um grupo de fomento para ações concretas. Espero que não nos limitemos ao debate teórico", disse.

Newmun admite que as comunidades evangélicas têm pouca abertura para diálogos com outras denominações religiosas. E mesmo não se considerarando o representante das igrejas evangélicas no grupo, o pastor avalia a iniciativa como uma oportunidade para que os debates sobre os problemas sociais sejam colocados em prática, através de projetos e programas apoiados pelo grupo.

O pastor vê a intolerância religiosa como uma das principais causas das diferenças sociais e culturais. "E os grupos de diálogo inter-religioso podem fazer muito para derrubar esses preconceitos, que só disseminam o ódio entre crenças diferentes. Sabemos que haverá opiniões divergentes no nosso grupo, mas vamos ter a oportunidade de chegar a um consenso para curar algumas das enfermidades da nossa sociedade", disse.

Newmun afirma que vê com preocupação a proliferação de igrejas evangélicas e acredita que algumas denominações ainda não estão preparadas para o diálogo. "Não são todas, mas a grande parte das igrejas evangélicas não está pronta para isso. Falta diálogo até mesmo entre os seguidores, assim como falta conscientização da importância do diálogo com outras religiões", reconhece.

O primeiro encontro do grupo está agendado para o dia 7 de março. Nessa reunião, os líderes religiosos vão trocar idéias, debater propostas e sugerir uma linha de ação em conjunto. Além da presença do pastor Newmun, estão confirmadas as participações do arcebispo de Maringá, dom Anuar Batistti, do xeique Mohamed Elgasim Abbaker-Al Ruheidy, do monge Eduardo Sasaki, da representante do candomblé Maria de Lourdes Nascimento e de Oscarina Venâncio Martins, representante da umbanda.

Mais notícias - http://www.odiariomaringa.com.br/noticia.php?id=325133