18 abril, 2007

Evangélicos fazem mobilização pela paz


BRASIL
Líderes evangélicos fazem mobilização pela paz

Por Verônica Pragana

NATAL, 17 de abril (ALC) - Cerca de 90 líderes evangélicos de Natal, capital do Rio Grande do Norte, foram às ruas no sábado, 14, à tarde, para participar da Mobilização Evangélica pela Paz, promovida pelo Fórum de Igrejas e Entidades Sociais e Evangélicas (FIESE) com apoio da Diaconia.
Com faixas e panfletos em mãos, os participantes provenientes de várias denominações religiosas concentraram-se no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho, um dos mais movimentados da capital potiguar. Em uma hora, interagiram com milhares de pessoas e distribuíram sete mil panfletos, que continham dados sobre a violência na capital e frases que atribuíam a todos os cidadãos a responsabilidade pela construção de uma sociedade mais justa.
"A paz tem fundamentos na fé, na família, no respeito, no trabalho, no emprego, na solidariedade, na igualdade e tantos valores que não acontecem por si, mas podem ser cultivados por mim e por você! Não espere! Esteja engajado! A luta é nossa", alertava uma das mensagens do panfleto.
Antes de ir às ruas, os participantes refletiram sobre a violência intrafamiliar contra crianças e mulheres, e assistiram à peça teatral "Desperta Igreja", apresentada pelo grupo de Teatro Dínamis de Deus, da Igreja do Nazareno de Cidade Satélite.
"Reconhecemos que as pessoas são agentes de violência, independente do seu credo religioso. E acreditamos em pessoas, porque pessoas podem mudar seu comportamento, suas atitudes e pensamentos", ressaltou o pastor da Igreja Luterana e técnico do Programa de Apoio à Ação Diaconal das Igrejas (PAADI), Airton Schroeder.
Segundo o Instituto Técnico Científico da Polícia do Rio Grande do Norte (ITEP), em 2006 ocorreram 298 homicídios em Natal, dos quais 249 perpetrados por armas de fogo. E em janeiro de 2007 morreram 50 pessoas na capital. Em 2006, as cinco Delegacias da Mulher do Estado receberam 10.800 denúncias.
Além da Igreja Luterana, participaram da mobilização outras nove denominações religiosas: Igreja Refúgio da Graça, Igreja Presbiteriana Independente, Igreja Presbiteriana do Brasil, Igreja do Nazareno, Assembléia de Deus, Casa da Bênção, Igreja Batista Viva, Igreja de Cristo de Rosa dos Ventos - Parnamirim e Igreja Batista Cidade Jardim.
O FIESE atua promovendo eventos de capacitação e sensibilização para líderes de igrejas nas temáticas de superação da violência e Aids, articula e mobiliza as igrejas da região metropolitana de Natal na realização de atividades de cidadania.
A Diaconia, através do PAADI, desenvolve projetos de sensibilização e prevenção da violência familiar contra a mulher em igrejas da Região Metropolitana de Recife, Fortaleza e Natal.
------------------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação
Rua Ernesto Silva, 83/301
93042-740 São Leopoldo - RS
Telefone (51) 3592.0416
Correo-e: edelbehs@alcnoticias.org
http://www.alcnoticias.org