26 maio, 2007

Maringá ora e Celebra Unidade entre os Cristão

No dia 24 de Maio a celebração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos foi na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe em Maringá.

Padre Nelson Maia, titular da Paróquia e também Coordenador para Assuntos Ecumênicos na Arquidiocese de Maringá, recebeu calorosamente, juntamente com os irmãos e irmãs, crianças, jovens e adolescentes da Paróquia, o Mecum e os pastores e padres que ajudaram no ofício da celebração.

Amigo de longa data do Movimento Ecumênico, padre Nelson que assumiu a paróquia há apenas 3 meses, visivelmente tem colocado a questão ecumênica como umas das prioridades de seu trabalho pastoral. A comunidade que, antes não havia participado de uma celebração ecumênica, demonstrou tanto no envolvimento na celebração, como na recepção aos visitantes que já estão engajados da proposta do ecumenismo. A exemplo de Sarandi, 3 irmãos se voluntariaram para ser amigos no Mecum.

Dança e tochas levaram a Bíblia ao altar e esquentou, pela beleza do simbolismo, os corpos e corações de todos, numa das noites mais frias do ano no Estado do Paraná. Uma linda Cruz de flores de várias cores e formas adentrou o templo, numa referência a diversidade do cristianismo, que a caminhada ecumênica vê como bela é quer preservar.

Unidade na diversidade foi a mensagem da Cruz de flores. Para que todos levassem essa mensagem para casa, Padre Nelson pediu, no final que cada um pegasse uma rosa da cruz, o que foi feito entre troca de abraços.

A reflexão bíblica conduzida pelo Pastor André Jorge Catalan da Igreja Presbiteriana do Brasil em Marialva, destacou as incoerências bíblicas dos que demonizam o outro e tomam para si as verdades bíblicas como se ela fosse exclusiva de um grupo. A comunidade em peso aplaudiu a palavra do Pastor André; entre eles os outros 10 representantes religiosos. Padres: João Caruana, Edmilson, Ivaldir, Nelson, João Carlos, Diácono Bento, Diácono Oscar e pastores: Robert Stephen Newnum da igreja Metodista, Elemar Mai, igreja Evangélica de Confissão Luterana e Ricardo Schadt, Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

O fim de noite foi com confraternização regada a leite com chocolate quente, vinho, salgadinho e refrigerante.

Informou – Maria Newnum – Vice-presidente do Mecum
Presidente – Raul Pimenta