22 junho, 2007

Aniversário de 25 anos do CONIC

Aos Presidentes e Moderadores das Igrejas-Membro
Às Secretarias Gerais das Igrejas-Membro
Aos Membros Associados e Fraternos
Às Representações Regionais do CONIC

Objeto: CONIC 25 anos – Seminário “Missão e Ecumenismo”

Caros Irmãos e Irmãs,

Paz e Bem!

Parece que foi ontem, mas já se passaram 25 anos e agora, em 2007, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs está comemorando o seu Jubileu de Prata. Vinte e cinco anos dedicados à busca da unidade do povo cristão e à construção de uma cultura de solidariedade e de paz. É um longo trecho de caminho, que só foi possível trilhar com o apoio, serviço e dedicação de cada um de nós.
O CONIC teve um considerável crescimento nos últimos anos, tendo hoje dezoito Representações Regionais. Tornou-se referência no mundo eclesiástico e na sociedade, na promoção do diálogo ecumênico e inter-religioso, e na busca de uma sociedade mais justa e fraterna. É tempo de relembrar e comemorar esta caminhada, e para isto queremos convidar cada um de vocês para a seguinte programação no mês de novembro de 2007:

Dia 14 de Novembro – Encontro com representantes de todas as Representações Regionais do CONIC – Teremos um encontro de partilha e planejamento em São Paulo, antecedendo o seminário “Missão e Ecumenismo”. Gostaríamos de ter a presença de dois representantes de cada Regional, perfazendo um total de trinta e seis pessoas. Neste dia nos reuniremos juntamente com a Diretoria do CONIC. A hospedagem e o encontro será custeado pelo CONIC. As despesas de transporte e viagem deverão ser assumidas pelas Representações Regionais. Pedimos aos representantes das Regionais que se programem para também participarem do Seminário “Missão e Ecumenismo”, que ocorrerá no mesmo local, entre os dias 15 e 17 de novembro.

Dias 15 a 17 de Novembro – Neste período teremos o seminário “Missão e Ecumenismo”, que está sendo organizado pela Comissão Teológica do CONIC, e será realizado também em São Paulo (Ver programação em anexo). Queremos ter a presença, além dos presidentes e moderadores de cada Igreja-membro de 7 delegados. Os custos de hospedagem serão por conta do CONIC e as despesas de transporte e viagem deverão ser assumidas pelas Igrejas ou delegados. Os nossos Membros Fraternos e Associados estão sendo convidados a participarem com dois delegados cada, nas mesmas condições acima descritas.
Na noite do dia 16, teremos um Culto em Ação de Graças pelos 25 anos do CONIC, com a entrega do primeiro Prêmio CONIC àqueles que prestaram relevantes serviços à causa ecumênica no Brasil. Com certeza será uma noite histórica e profética, que fortalecerá ainda mais os nossos passos no caminho da Unidade da Igreja.
A Comissão de Liturgia do CONIC também está preparando uma proposta de liturgia e oração a ser utilizada nas missas e cultos de todas as nossas Igrejas-membro no dia 18 de novembro, lembrando a causa ecumênica e a comemoração dos vinte e cinco anos de fundação do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. O sucesso de todos estes eventos depende essencialmente do envolvimento e participação de cada um de vocês.
Para nós este é com certeza um ano muito especial, de dar graças a Deus pela caminhada ecumênica e testemunho de diálogo e respeito entre as Igrejas. Como sinal de nosso envolvimento e preparação para os eventos de novembro, peço uma dedicação redobrada de vocês na condução da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, a ser realizada entre os dias 20 e 27 de maio próximo vindouro. Gostaríamos de contar com a ajuda de vocês neste trabalho em prol da unidade das Igrejas.
Gratos desde já pelo apoio que temos recebido da parte de cada um de vocês, me despeço lembrando que este é apenas um primeiro contato no caminho dos preparativos para a grande celebração de novembro. Conclamamos a todos os irmãos e irmãs das Igrejas membros, plenos e fraternos, das representações e organismos conosco relacionados, a intercederem pelo CONIC e a orarem também pelos esforços de unidade e solidariedade que estão diante de nós.
Que Cristo, O Príncipe da Paz e Senhor da Igreja esteja sempre conosco!



___________________________
Revd. Luiz Alberto Barbosa
Secretário Executivo