07 março, 2008

CIEMAL faz um chamado à unidade

Por Julho A. Carles R

PANAMÁ, 6 de março (ALC) - Sob o lema "Juntos e juntas na esperança de uma nova criação" iniciou ontem, na Cidade do Panamá, a IX Assembléia Geral do Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e do Caribe (CIEMAL). A assembléia, que se estende até o domingo, 9, reúne mais de 70 delegados do continente.

No primeiro dia de reuniões foram trabalhados os relatórios do secretário-geral e os relatórios dos programas de Saúde Integral e Jovem em Missão.

A sessão inaugural foi aberta com uma meditação, seguida das palavras do presidente do CIEMAL, bispo Paulo Lockmann, que exortou as igrejas metodistas da América Latina e do Caribe à integração.

No relatório levado à assembléia, o secretário-geral, bispos Aldo Etchegoyen, enfatizou que sem as Igrejas o CIEMAL não existiria. "Elas são a base e a razão de ser de nossa existência e do nosso trabalho", assegurou, afirmando que "nossa conexionalidade não deve ser uma teoria ou uma idéia interessante, mas o exercício de tecer uma grande tapeçaria, na qual colocamos cores, pontos e nós. Não devemos cair no perigo de pensar que minha igreja termina na fronteira do meu país. A frase de João Wesley, 'o mundo é minha paróquia', não nos permite", enfatizou.

Etchegoyen reportou-se também à situação da Colômbia, que, após várias décadas, continua ferida pela violência, pelo crescimento da epidemia do HIV/Aids, pelo desaparecimento de milhares de mulheres e crianças exploradas pelas redes da prostituição e da morte, pelo desmatamento e a exploração irresponsável da terra, pela insegurança cidadã e o narcotráfico.

O programa de Saúde integral foi abordado na sessão inaugural por Eluzinete Garcia, indicando que ele teve um rico processo ao longo destes 17 anos, no qual o povo metodista é chamado a oferecer ajuda aos problemas de saúde dos países da América Latina e do Caribe, em especial ao combate da epidemia do HIV/Aids.

----------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação
Rua Ernesto Silva, 83/301
93042-740 São Leopoldo - RS
Telefone (51) 3592.0416
Correo-e:
edelbehs@alcnoticias.org
http://www.alcnoticias.org