21 janeiro, 2009

Oração do Revmo. Bispo V. Gene Robinson, Bispo Episcopal de New Hampshire, feita na abertura da festa da posse do Presidente Barac Hussein Obama


Uma oração pela Nação e pelo presidente norte-americano, Barack Obama.

Bemvindos a Washington! A alegria já vai começar. Mas antes, por favor, unam-se a mim, fazendo uma pausa, para pedirmos a bênção de Deus sobre nossa nação e sobre nosso próximo presidente.

Ó Deus, de nossos muitos modos de entendimento, pedimos-te...

...que nos abençoes com lágrimas – por um mundo em que mais de um bilhão de pessoas subsiste com menos de um dólar por dia; em que jovens mulheres de muitas terras são espancadas e estupradas, por falta de educação; em que milhares morrem diariamente por causa da desnutrição, malária e AIDS.

... que nos abençoes com ira – pela discriminação, aqui e no exterior, contra os refugiados e imigrantes, mulheres, negros e mestiços, gays, lésbicas, bissexuais e pessoas transexuais.

... que nos abençoes com desconforto – por causa das respostas fáceis, simplistas, que temos preferido ouvir de nossos políticos, em vez da verdade acerca de nós mesmos e do mundo que precisamos enfrentar se havermos de nos dispor aos desafios do futuro.

... que nos abençoes com paciência – e com o conhecimento de que nada daquilo que nos aflige será resolvido rapidamente e a compreensão de que nosso novo presidente é um ser humano, não um messias.

... que nos abençoes com humildade – abertos à compreensão de que nossas próprias necessidades precisam ser sempre consideradas no mesmo nível das necessidades do mundo.

... que nos abençoes com a libertação da mera tolerância – substituindo-a pelo respeito genuíno e um caloroso acolhimento de nossas diferenças, com a compreensão de que em nossa diversidade somos mais fortes.

... que nos abençoes com compaixão e generosidade – lembrando que o Deus de cada religião nos julga pelo modo como cuidamos dos mais vulneráveis na comunidade humana, seja em nossa cidade ou em todo o mundo.

E Deus, damos-te graças por teu filho Barack, quando ele assume a tarefa de Presidente dos Estados Unidos.

Dá-lhe sabedoria, para além da comum à sua idade.

Inspira-o com o estilo da liderança reconciliadora de Lincoln, com a capacidade do Presidente Kennedy de arregimentação de nossos melhores esforços e com o sonho do Dr. King de uma nação para TODO o povo.

Dá-lhe um coração tranquilo, pois a nau de nosso Estado precisa de um capitão firme, calmo, em tempos como estes.

Dá-lhe palavras animadoras, pois precisamos ser inspirados e motivados para fazermos os sacrifícios pessoais e comuns necessários ao enfrentamento dos desafios adiante de nós.

Torna-o alheio às cores, lembrando-o de suas próprias palavras de que, sob sua liderança, não haveria estados desta ou daquela cor, somente os Estados Unidos.

Ajuda-o a lembrar de sua própria opressão como minoria. Que a partir desta experiência de discriminação ele procure mudar as vidas daqueles que ainda são vítimas dela.

Dá-lhe forças para que separe tempo para sua família e tempo privado, ajudando-o a se lembrar de que ainda que seja presidente, um pai tem apenas um rápido proveito da infância de suas filhas.

E por favor, ó Deus, mantêm-no a salvo. Sabemos que exigimos demasiado de nossos presidentes e estamos pedindo ainda muito mais deste! Sabemos o risco que ele e sua esposa estão correndo por causa de todos nós. Imploramos que tu, ó bondoso e grande Deus, o guardes a salvo. Guarda-o na palma de tua mão, para que ele desempenhe a tarefa que o chamamos a cumprir. Que ele encontre alegria nesta impossível vocação, e que ao final nos leve como nação a um lugar de integridade, prosperidade e paz.

Amém.

_____________________________________________________________

Barack Obama tou posse como o 44º presidente dos Estados Unidos da América no dia 20 de janeiro de 2009. A oração acima foi feita na abertura da festa da posse, domingo, dia 18 de janeiro, em frente ao Memorial Lincoln, em Washington