17 agosto, 2006

Os metodistas pensam e deixam pensar

Por: Nilton Giese
Assembléia Constituinte abre passagem à esperança, dizem metodistas
LA PAZ, BOLÍVIA, 16 de agosto (ALC) - A instalação da Assembléia Nacional Constituinte é motivo para "falar de esperança", sustentou o bispo emérito Efraín Yanapa, na abertura do I Congresso Nacional do Serviço Educativo Metodista da Bolívia, que ocorre de 15 a 17 de agosto, nessa capital.
"Os metodistas pensam e deixam pensar", disse o religioso, após afirmar que a missão é de "ser intérpretes da Palavra de Deus e conscientizadores na sociedade". No encontro serão analisadas as políticas educacionais da Igreja Metodista na Bolívia, que conta com 16 colégios, 17 mil alunos e 1,5 mil professores.

O bispo da Igreja Metodista na Bolívia, Carlos Poma, explicou que o congresso trabalhará em três direções: a responsabilidade dos metodistas como educadores a partir da Bíblia, sua identidade como metodistas da corrente wesleyana, e o enfoque cultural.

"Como vamos oferecer uma proposta educacional ao país valorizando o aspecto que somos uma nação formada por 36 povos originários?" - perguntou Poma aos participantes. O bispo acrescentou que essa situação constitui um desafio para os docentes metodistas, que deverão abrir caminho para as futuras gerações.

O congresso de La Paz realiza-se no marco do Centenário da Igreja Metodista na Bolívia, que se celebra de 14 a 20 de agosto, culminando, no domingo, com uma marcha pelas ruas da capital até o Coliseu Julio Borelli Viteritto, onde a igreja receberá condecoração do Estado boliviano.

----------------------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación
Apartado postal 14-225 Lima 14 Perú
Tel. (51 1) 242-7312 - Correo-e: director@alcnoticias.org