15 agosto, 2006

Meditação Diária - 16 de agosto

Tem uma orelha caída no chão!

Texto: João 18.1-11

Pedro foi um dos discípulos mais chegados a Jesus. A meu ver, sua franqueza agradava o Mestre.

Nesta espiritualidade sincera, disposta e apaixonada, que chegou ao Monte das Oliveiras com Cristo e os outros. Mas, de repente, uma questão inesperada, e pior, uma injustiça, a prisão anunciada de Jesus. Pedro, na sua espontaneidade, não hesitou: sacou da espada e partiu pra cima do soldado que prendia Jesus e “vupt!”, arrancou-lhe a orelha!

Imagino que houve um silêncio naquela hora... quem sabe um sentimento de medo, misturado com arrependimento e decepção ... talvez um ar de condenação... mas Jesus colou, de novo, a orelha do homem, restaurando-lhe a saúde.

Existem situações em que nos vemos naquela aflição... uma pessoa na nossa frente sangrando, uma espada ensangüentada em nossa mão e o olhar de Cristo sobre nós. Horas em que percebemos a bobagem que fizemos e não conseguimos sentir alguma coisa concreta em relação ao fato.

Muitas vezes sangramos as pessoas que convivem conosco num repente, impensadamente, sem critério, sem ponderação, só por emoção, por reação! E quando percebemos que existe uma orelha no chão, entramos em pânico!

O que seria de Pedro se aquela orelha tivesse continuado lá! O que seria de nós e das pessoas que ferimos se a mão curadora de Jesus não atuasse nestes momentos! Seríamos um bando de “sem orelhas” e, pior, sem amigos/as, sem irmãos/ãs!

Se estivermos com Cristo, teremos uma segunda chance, e nossos/as amigos/as, irmãos/ãs, uma segunda orelha! Se não estivermos com Ele, seremos nada mais que uma sociedade de mutilados/as.

* será que nosso cristianismo tem nos inspirado mais às espadas, ao sangue ou à Vontade de Deus?

Oração: Deus Bondoso ensina-me a deixar cair minhas espadas ao invés de, através delas, ferir e magoar meus irmãos!

Colaboração:
Rev. Nilson da Silva Júnior