12 agosto, 2006

Meditação Diária - 12 de agosto

Amós 3.1-2

Sempre se considerou o dar esmola com obrigação de caridade cristã. (Não devemos, porém, supor seja isso uma prática exclusivamente cristã. Praticaram-na largamente os muçulmanos, budistas, hindus, judeus, etc. Na realidade, outros/as a têm em alta estima, pelo menos tanto quanto os/as cristãos/ãs). Por essa razão, tem sido geralmente catalogada como ato de caridade a assistência ao pobre.

Torna-se hoje cada vez mais importante considerar a esmola como ato não de caridade, mas de justiça. Infelizmente, a palavra caridade caiu em descrédito. Isso foi muito ruim, porque é uma boa palavra que significa amor. Dar aos pobres por caridade não deveria significar ato paternalista ou filantrópico, mas ato de amor. Contudo, seja como for, o auxílio aos pobres, quer às nações pobres, é uma exigência não só da caridade mas também da justiça.

A justiça é a virtude que requer que demos aos/às outros/as aquilo que lhes é devido. A pobreza que a maioria dos/as indivíduos/as experimenta hoje resulta do fato de estarem privados/as daquilo que por direito lhes pertence. Poucas pessoas há, relativamente, cuja pobreza se deve apenas à sua indolência. E mesmo em referência àqueles/as que podemos considerar indolentes, sabe-se hoje muito bem que, na maioria dos casos, isso é conseqüência de fatores sobre os quais eles/as não têm controle. Já foi cientificamente provado, por exemplo, que aqueles/as que na sua primeira infância foram mal nutridos/as - e hoje existe milhões de crianças em tal situação - jamais possuirão as energias físicas necessárias para uma vida ativa e eficaz.

Todos os antigos pais da Igreja, baseados em Gênesis, ensinaram que Deus fez as coisas boas da terra para uso de todos. A justiça concorda com isso.

Meditação: Como expressamos a caridade cristã hoje? É somente para aqueles/as são merecedores, ou é o dom gratúito que expressa a graça de Deus para com todos e todas?

Adaptado do: Leitura Cotidiana da Bíblia - Edição Ecumênica - CMI.
Contribuição de Stephen e Maria Newnum - Maringá, PR.