10 agosto, 2006

Líderes ecumênicos pedem novamente pelo fim do conflito no Oriente Médio

GENEBRA, Suiça, Agosto 8, 2006

Líderes do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), da Federação Luterana Mundial (FLM) e da Aliança Reformada Mundial (ARM) pediram mais vez a Israel e ao Hezbolah para que coloquem fim à intransigência e iniciem o imediato cessar fogo no Oriente Médio.

“É tempo das partes em conflito deixarem a intransigência de lado. Israel deve retirar-se do território libanês e o Hezbolah deve, ao mesmo tempo, cessar as ações contra o povo israelense”, afirmaram os líderes dos organismos cristãos internacionais em declaração divulgada hoje.

A declaração, assinada pelo secretário geral do CMI, pastor Samuel Kobia, pelo presidente da FLM, bispo Mark Hanson, e pelo presidente da ARM, pastor Clifton Kirkpatrick, pede aos Estados Unidos, à União Européia e aos Estados árabes que exerçam influência para conseguir o término dos conflitos.

Até agora, Israel e o Hezbolah fizeram ouvidos surdos às demandas internacionais. Israel declarou que continuará as operações militares no Líbano até que se estabeleça uma força de paz na região. O Hezbolah afirmou que não vai parar os ataques enquanto as forças militares israelenses não deixarem o território libanês.

Desde o início do conflito, no dia 12 de julho, cerca de mil pessoas perderam a vida no Líbano. Um terço das vítimas tem menos de 12 anos de idade. Em Israel, 100 pessoas morreram atingidas pelos mísseis lançados pelo Hezbolah. Mais de 600 mil pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas por causa dos incessantes bombardeios.

Os líderes ecumênicos afirmam que "nem o terror dos mísseis Katyusha, nem a destruição das casas, colégios e povos no Líbano contribuirão para uma paz duradoura na região". E emendam: "Tais atos aumentarão ainda mais o ódio entre as partes".O cessar fogo é um primeiro passo, e quando isso ocorrer os líderes das nações devem trabalhar para conseguir uma paz duradoura na região. “Nossas organizações e igrejas desejam participar desse esforço”, sustentam os religiosos.

A tarefa é grande e o caminho difícil, mas o temor deve ser superado com fé, o ódio com confiança, a inimizade com reconciliação, e a injustiça com justiça, concluem os líderes cristãos.

Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación Apartado postal 14-225 Lima 14 Perú Tel. (51 1) 242-7312 - Correo-e: mailto:director@alcnoticias.orghttp://www.alcnoticias.org/- http://www.alcpress.org/