10 agosto, 2006

Anglicanos aprovam moção sobre sexualidade e enviam carta aos metodistas


ALC - BRASIL

CURITIBA, 9 de agosto (ALC) – Episcopais anglicanos aprovaram moção de apoio e solidariedade aos clérigos e leigos que sofreram perseguição e injúria por causa da sua orientação sexual, pediram a proteção do Espírito Santo ao bispo católico dom Erwin Kräutler, da Diocese de Altamira, no Pará, e enviaram carta à Igreja Metodista, expressando a esperança de que ela retorne logo ao convívio ecumênico.

As moções e a carta à Igreja Metodista foram debatidas e manifestadas pelo 30. Sínodo Geral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), reunido em Curitiba, dias 26 a 30 de julho, mas somente ontem divulgadas.

Aprovada pela Câmara de Clérigos e Leigos, a moção sobre a sexualidade humana expressa apoio aos religiosos e laicos que, “ao longo da história da igreja recente do Brasil têm sofrido perseguições e injúria por razão de sua orientação sexual, ou por apoiarem a inclusão de todas as pessoas, independente de sua orientação sexual, na vida plena da Igreja”.

O assunto da sexualidade humana é caro na Comunhão Anglicana. O tema provocou acirrados debates e ameaçou, inclusive, cindir a comunidade anglicana mundial, principalmente depois que a Igreja Episcopal dos Estados Unidos (Ecusa) consagrou, em novembro de 2003, o reverendo Gene Robinson, um homossexual assumido, como bispo coadjutor do Estado de New Hampshire.

Na carta dirigida à Igreja Metodista do Brasil, bispos, clérigos e leigos anglicanos reconhecem e aplaudem a caminhada ecumênica dessa igreja, mas dizem que é preciso respeitar a autonomia interna de cada denominação. Por isso, acolhem a decisão do Concílio de Aracruz, que optou pela retirada dos metodistas de organismos ecumênicos que tenham a presença da Igreja Católica e de grupos não-cristãos.

“No entanto, diante de nossa histórica relação fraterna, e fiéis à nossa identidade, manifestamos a esperança que, no futuro, possamos contar com o povo metodista para que retome conosco, e outras Igrejas do Senhor, o testemunho ecumênico pleno”, afirmam.

Em outra moção, o Concílio da IEAB solidariza-se com o bispo católico-romano da Diocese de Altamira, dom Erwin Kräutlein, que, junto com agentes de pastorais e movimentos sociais, vem sofrendo ameaças por causa da defesa do direito dos pobres do campo e da cidade, das populações ribeirinhas, dos trabalhadores sem-terra e indígenas da região.

“Temos certeza de que o Espírito Santo, fonte plena de Sabedoria e Consolação, irá protegê-los e inspirá-los para que o Evangelho continue sendo anunciado aos pobres, e os critérios da justiça e da paz prevaleçam nas relações sociais e econômicas em benefício dos humildes”, desejam os episcopais anglicanos.



----------------------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación Apartado postal 14-225 Lima 14 Perú Tel. (51 1) 242-7312 - Correo-e: mailto:director@alcnoticias.orghttp://www.alcnoticias.org/- http://www.alcpress.org/