10 agosto, 2006

Meditação Diária - 10 de agosto

Amós 2.13

Por que devem os cristãos preocupar-se com os problemas de desenvolvimento? A Conferência de Beirute, em 1968, sobre a Cooperação para o Desenvolvimento Mundial, patrocinada pelo Comitê de Sociedade, Desenvolvimento e Paz, organismo conjuntamente estabelecido pelo Conselho Mundial de Igrejas e pela Igreja Católica Romana, respondeu a isso de maneira muito simples:

"(...) Porque cremos seja da vontade de Deus, e que esse interesse e a ação que se segue são confiados a nós, como seres humanos, pelo Criador.

Deus nos fala através das exigências de pão, trabalho, saúde e educação, por parte de nossos semelhantes - em resumo, de dignidade e justiça humanas, (...) Como no tempo de Isaías, assim hoje Ele nos convida para as verdadeiras observâncias religiosas; 'Soltar as ligaduras da impiedade, desfazer as cargas pesadas e libertar os oprimidos, despedaçar tudo jugo... repartir o pão com o faminto, e recolher em casa os pobres desterrados' (Is 58.6-7). Assim também Jesus Cristo descreveu o juízo final: 'Toda vez que não fizestes a um destes pequeninos, não o fizestes a mim' (Mt 25.45".

A unidade da raça humana, ensinada pela teologia bíblica, tornou-se agora uma realidade física. Ontem talvez fosse difícil identificar-se alguém com pessoas que vivem do outro lado do globo. Hoje, porém, os indivíduos podem, dos mais remotos cantos da terra, assistir ao funeral de um Martin Luther King ou à investidura de um Príncipe de Gales, pela televisão, ou até mesmo à descida de homens na lua. Em poucas horas de vôo a jato transpomos continentes. Já não há mais distância. Hoje toda pessoa é realmente meu/minha próximo/a, e por mandamento divino, devo preocupar-me com os seus sofrimentos.

Meditação: Por que devemos nos preocupar com a violência e guerra que acontecem longe de nós? Como podemos, como cristãos e cristãs, proclamar a paz do nosso Senhor?

Extraído: Leitura Cotidiana da Bíblia - Edição Ecumênica - CMI.
Contribuição de Stephen e Maria Newnum - Maringá, PR.