10 agosto, 2006

Noite pela Paz em Maringá é destaque Internacional

BRASIL
Religiosos se unem para orar pela paz

MARINGÁ, 10 de agosto (ALC) – Budistas, muçulmanos, espíritas, bahais e cristãos vão se unir em oração na segunda-feira, 14, nesta cidade, para pedir paz ao Brasil, o fim dos combates entre Israel e o Hezbolah, no Líbano, e encaminhar manifesto a autoridades do país, da ONU e dos Estados Unidos, demandando sua ingerência para acabar com as ações de guerra e de violência.

O momento de oração é uma iniciativa da Comissão do Diálogo Inter-Religioso de Maringá, criada este ano, e que congrega católicos-romanos, evangélicos-luteranos, anglicanos, metodistas, espíritas, afro-brasileiros, bahais, budistas e muçulmanos. “Não existe uma comunidade judaica constituída na cidade”, explicou o pastor metodista Robert Stephen Newnum, justificando a ausência de judeus na “Noite de Oração pela Paz”.

“A nossa luta é pela paz”, definiu o coordenador da Comissão do Diálogo Inter-Religioso, o advogado católico Irivaldo Joaquim de Souza. “Vamos unir os nossos esforços para pedir a Deus a interrupção do ciclo de violência no Oriente Médio”, agregou. O texto do manifesto será finalizado e aprovado na segunda-feira, durante o ato pela paz, que terá lugar, às 20h, no salão social da mesquita da cidade.

Embora a Comissão Mista tenha sido criada este ano, essa é a terceira vez que cristãos, muçulmanos, espíritas, bahais e representantes de religiões afro se unem para rezar pela paz. Os outros dois eventos ocorreram em 2001 e 2003. No encontro da segunda-feira, religiosos vão dirigir as orações a Deus, intercedendo pela paz segundo liturgia e tradições de sua crença religiosa. O evento é aberto a todas as pessoas de boa vontade.

Maringá, localizado no noroeste do Paraná, a 434 km de Curitiba, é município recente. Criado em 1951, foi pólo de atração de pioneiros paulistas, mineiros e nordestinos, em busca de melhores condições no campo. Hoje, Maringá tem 300 mil habitantes.


----------------------------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación Apartado postal 14-225 Lima 14 Perú Tel. (51 1) 242-7312 - Correo-e: mailto:director@alcnoticias.orghttp://www.alcnoticias.org/- http://www.alcpress.org/