11 agosto, 2006

Nem remendos nem gambiarras

"Quem mói no asp'ro não fantaseia." (João Guimarães Rosa)

Vou lendo tudo. Tentando escutar os muitos lugares, as muitas vozes.

Existe o acontecimento, como fato. Existem as falas sobre o acontecimento.
Declarações. Comunicados. Entrevistas. Pronunciamentos... quase temos a impressão que estamos lidando com textos, com idéias. Intertextos. Metatextos.[1]
O que Wesley disse. O que Wesley diria.
O que os cânones dizem. Os textos bíblicos.
Mas estamos diante de um fato, de um acontecido e sua materialidade.
O acontecimento precisa ser percebido na história, por dentro dos conflitos sociais e seus desdobramentos concretos. Uma decisão Conciliar é um discurso antecipado de práticas políticas e teológicas, por mecanismos de ajuste das relações internas de poder, de influência e de trocas (econômicas e simbólicas).
O problema aqui não são as idéias e o conceito de ecumenismo
As idéias não têm história. – apesar de ser possível uma história das idéias!! - a força impulsionadora da história não são de novo as idéias, e sim a história material, suas práticas e simbólicas.
Nosso problema é real! acontecido! acontecente! Áspero.
A igreja metodista não é ecumênica. No Brasil, não é!
Deixou de ser faz tempo!
Precisamos encarar as práticas e as relações sociais de poder entre nós. Sem fantasia sobre nós mesmos.
Todos e todas aqui neste blog não expressamos a materialidade da presença da
Igreja Metodista no tecido social brasileiro. Somos minoria até bem pouco... silenciosa.
Nossas comunidades estão vincadas pelo senso comum da cultura evangélica de
consumo que é anti-ecumênica e proselitista. Na minha opinião esta cultura responde à demandas específicas do metabolismo social brasileiro e latino-americano e deve ser entendido por dentro deste complexo.
O ecumenismo não é uma idéia é uma presença crítica e recriadora do cristianismo que desiste de ser reserva moral dos poderes de plantão. A prática do ecumenismo exige a crítica da cristandade como orgulho-de-si e desejo-de-poder.
Anti-ecumênicos não estão dispostos à pluralidade, à diversidade, ao multiculturalismo e ao diálogo. Anti-ecumênicos são fundamentalistas, proselitistas, unívocos e intolerantes. Anti-ecumênicos são pessoas cansadas de ter coragem.

A tolerância não exige tolerância de valores, nem atitude cética diante da verdade. Ao contrário, requer uma referência certa aos direitos humanos, como norma e padrão das condutas: direito à vida, à integridade física, à igualdade de oportunidades etc. Há, portanto, limites para a tolerância. Sem o respeito à vida, à liberdade dos outros, a seus direitos humanos fundamentais, a tolerância pode esvaziar-se. (Prof.Faustino Teixeira)

Este é o nosso problema! Este é o acontecido! Esta é a Igreja Metodista no Brasil!
Nem remendos... nem gambiarras! O que precisamos agora é nascer de novo.
É na história e nos conflitos históricos que o metodismo mais uma vez vai testar seus materiais e suas relações e descobrir se tornou-se irrelevante, insensível, opressivo e insípido (como no texto de José Carlos Barbosa) ou se ainda pode se re-inventar crítica e criativamente junto às forças vivas da sociedade.

Temos pela frente um longo caminho de testemunho e enfrentamento, não de palavras, mas de práticas ecumênicas e populares, de uma espiritualidade libertadora, plena de misericórdia e conflito. E de reflexão teórica que ultrapasse as belas palavras do "meu velho baú metodista" e que coloque pra funcionar as possibilidades interpretivas e operativas que vão nos ajudar numa práxis de re-inserção do metodismo brasileiro. Reinserção no que? na disputa eclesial-eclesiástica? Qual é o projeto? O que nos move? recontar votos? dar uma melhorada nos pronunciamentos?

Conviver com a intolerância? permissão para continuar sendo metodista envergonhado?
Nem remendos de pano novo em roupa velha, nem vinho novo em barril velho (Mateus 9, 16 e 17).

Eu gostaria de começar a moer no áspero... sem fantasia!

[1] Wilson Gomes, Verdade e Perspectiva, http://www.facom.ufba.br/etica/txts/verdade.pdf

Nancy Cardoso Pereira
Pastora Metodista
Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra
www.cptnac.com.br
(51)9865-6055
Porto Alegre - RS