15 agosto, 2006

Resposta do Pr. Adonias, bispo eleito, ao Prof. Jaider

Uberlândia, 12 de agosto de 2006.

"Tanto há coisas boas no pior como há coisas más no melhor, de modo que é absurdo condenar alguém" Provérbio hindu.

Jaider, Graça e Paz.

Amigo Jaider! Espero que esta o encontre na perfeita paz, juntamente com sua esposa Nádia e seus filhos.

Primeiramente Jaider, desejo reafirmar minha alta estima e consideração que tenho por você e conseqüentemente por sua família, que, apesar de não conhece-la pessoalmente, merece toda consideração de minha parte. Sempre te respeitei por sua coerência entre discurso e pratica e infelizmente temos poucos ditos progressista e liberal de sua estirpe. Se tivéssemos em grande numero em nossa Igreja, quem sabe me animaria a tender mais para estas posturas teológicas e filosóficas, que com certeza, tem qualidades e virtudes a serem aprendidas. Mas, minhas posturas são outras em sua essência e se me referenciar em você, continuarei a aprender coisas boas e utilizáveis em minha caminhada. O que já valeria a pena pra mim. Quanto às qualidades e virtudes ditas por você a meu respeito, eu agradeço o reconhecimento e valorização das mesmas. Espero na Graça que eu continue com elas em todas as circunstancias da minha vida. Entendo sua dificuldade quanto as minhas colocações, no texto sobre episcopaveis e não fiquei surpreso com sua reação. Creio que me admiraria, se suas reações fossem parecidas com as minhas e se você concordasse com algumas coisas que eu disse. Você é e pensa diferente a vida, a igreja, o reino. Diferente de mim em vários aspectos e será que isso é tão ruim assim? Há não ser que a sua verdade seja melhor que a minha e suas concepções sejam mais verdadeiras que as defendidas por mim. Não proponho sermos iguais, mas sim respeitar nossas diferenças, por mais gritantes que elas sejam, para que, quem sabe, na caminhada continuar aprendendo um com o outro. Por mais que você não concorde com algumas posições minhas, vou continuar aberto a aprender com você, pois sei que tens muito que ensinar e também muito que aprender. Parafraseando umas das frases de W. Shakespeare, Quero ter meus ouvidos agudo aos conselhos e o mais surdo possível aos elogios, mas tudo dentro do amor e do respeito, principalmente nas diferenças.

Quanto aos 3 defeitos que você diz carregar, penso que por mais que eu não concorde com eles, é você que os esta vivendo como suas verdades, então penso que você não deva estar incomodado realmente com meus comentários. Mesmo porque eu não pactuo com um tipo de catolicismo e sei que você também e é este que eu condeno e jamais as pessoas católicas. Condeno e recrimino o imperialismo católico romano, com sua soberba e altivez de única Igreja instituída por Cristo na terra. Condeno varias praticas e posturas desta Igreja exageradamente institucionalizada e parcial para com muitas posturas da Igreja Metodista. O fato de você ter casado com uma católica, pra mim não faz diferença alguma, pois católicos também são cristãos. Eu consigo separar católicos de catolicismo Jaider! Resisto em me aliançar com a instituição católica, mas insisto em me relacionar com católicos de boa fé. Trabalho com católicos de boa fé faço casamento de membro de minha Igreja com católico de boa fé, ainda este ano vou fazer dois deles com padre, mesmo os tais resistindo em fazer com evangélico. Quanto ao batismo infantil, não sei se faria o que você fez a não ser que os pressupostos teológicos sobre a criança tenham mudado na Igreja Católica. Mas, mesmo assim, respeito sua posição, quem sou eu para condena-la. O fato de você ser liberal não me incomoda também, mas continuo não sendo liberal em minhas convicções teológicas, a não ser em poucas exceções. Continue pensando e me deixa pensar também do jeito que eu penso. Não tente controlar minha consciência, pois não é próprio dos liberais fazer isso. Quanto à teologia da libertação, bem, eu sei que ela deve ter contribuído com alguma coisa para algum segmento da Igreja na América latina. Principalmente em criticar quase tudo e não colocar nada substancial no lugar do que estava. Até que se fosse por você e sua pratica, poderíamos ter mais algumas coisas boas para nossa sociedade. Tudo bem, não vou jogar fora o valor da teologia por causa de pessoas, mas você sabe muito bem que, no nosso meio metodista, poucos tem tido coerência em seu discurso de TL. Mas confesso que não é minha linha teológica. Espero ser respeitado também nisso. Quando falo de olhar para Roma, estou falando daquele catolicismo imperialista e institucionalista que vem de Roma. Quando falo de Roma, estou falando que me recuso a me submeter ao guarda-chuva romano, às suas praticas contraditórias com as Escrituras Sagradas. Quando falo de olhar para Jerusalém, estou falando da centralidade da Cruz do Cristo e da obra de Cristo por cada um de nós. Não será Roma que vai ajudar o metodismo a ser mais metodista e mais cristão, sim Jesus Cristo. Contudo, dialogar é preciso, com quem for preciso, no tempo que for oportuno. Entendo que sair dos órgãos ecumênicos, não é deixar de sermos ecumênicos. Particularmente não quero estar nestes órgãos para ser ecumênico e se tiver que estar, eu posso estar, e não tenho nada que temer, pois tenho convicção de minha fé e de minhas convicções teológicas. Sou contra o macro ecumenismo(ou sua tendência!) que vinha(continua) sendo desenvolvido por esses órgãos. Jesus Cristo foi e sempre será Àquele que convida a todos para estar junto dele e para ir até o Pai. Por isso ele convida a todos, até as prostitutas, antes porem Ele diz que precisa nascer de novo. Ninguém entrará no céu se não for por meio da conversão genuína e do novo nascimento. A graça preveniente, a graça justificadora e a graça santificadora esta disponível para todos, indistintamente. Mesmo porque nenhuma pessoa que se aproxima de Jesus de verdade pode continuar praticando o pecado e obras mortas de religiosidade. Como você mesmo poder ver nos evangelhos, nenhuma pessoa que se aproximou de Jesus de verdade deixou de experimentar uma transformação em seus corações e em suas ações a partir de então. Creio que ninguém vai cercear ninguém em sua caminhada na Igreja metodista. Por isso estou achando muito estranha a postura de muitos, principalmente do meio acadêmico, sendo tão intolerantes em seu discurso para com os que pensam diferentes na vida da Igreja. Você já percebeu quantos sinônimos pejorativos já recebemos dos ditos tolerantes e ecumênicos da Igreja? Olha que são nossos irmãos metodistas heim? Imagina se não fossem, do que nos chamariam? Penso que o padre Beozzo seria mais tolerante e compreensivo que muitos metodistas. Paradoxos da vida humana! Então a Igreja Metodista só tinha que pensar do jeito que vinha pensando? Parece-me que existe somente um jeito de ser metodista dentro da metodista. A intolerância para com os "ditos" avivados da Igreja sempre foi muito grande Jaider, e você sabe muito bem disso. Haja vista que nas pastorais quase nunca convidam pessoas de experiência puramente carismática e avivada da Igreja, por serem proselitista, ou seja, procuram ganhar almas, como foi a vivencia de nosso fundador. Enquanto reitor de instituição metodista gostaria de saber, quantos verdadeiramente avivados e carismático da Igreja Metodista você convidou para trabalhar com você? Por não saber, que eu te pergunto. Quantos professores da FATEO são carismáticos assumidos?

Quanto ao fato de ser restrito, posso te dizer o seguinte. O reino é de Deus e no reino há princípios que os rege e a restrição esta na não sujeição aos princípios do reino. Existem trevas e luz. Trigo e joio, bom e mal. As próprias pessoas se restringem em sua participação no reino de Deus. Não confundamos reino com o que pensamos e com as instituições criadas por nós.vai muito alem.

Concordo com você no que diz respeito às doações. Realmente nós é que deveríamos ser doadores maiores para segmentos sociais que precisam de nós.

Quanto ao fato de haver presidentes de conselhos diretores da IMEs que prestam serviço para as outras instituições da Igreja, julgo muito serio e totalmente sem ética os que desenvolvem tais praticas em nossas instituições.

Quanto à sede ser em Brasília, você não esta pensando em sede nacional? Creio que a Igreja já deveria mesmo ter sua sede em Brasília.

Enfim, podemos discordar no mundo das idéias, mas não precisamos ser inimigos no campo da vida. Pretendo continuar respeitando você, mesmo sendo contra algumas posturas que você possui. E pelo fato de você ser liberal, creio que muito mais, poderei contar com sua compreensão e tolerância em minhas posturas. Em tudo, o amor de Deus, que esta derramado em nossos corações pelo Espírito Santo.

Com respeito e saudades

Adonias