18 dezembro, 2006

Novo secretário do CONIC diz que a ênfase será o diálogo

BRASIL
Sacerdote anglicano assumirá secretaria executiva do CONIC

BRASÍLIA, 18 de dezembro (ALC) – O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) tem um novo secretário executivo: o sacerdote anglicano Luiz Alberto Barbosa, 38 anos.

Ele assumirá as novas funções no dia 1. de fevereiro do próximo ano, mas tomará posse do cargo, oficialmente, em celebração na catedral da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) de Brasília, no dia 7 de março.

Em entrevista à ALC, Barbosa disse que a ênfase de sua gestão à frente da secretaria executiva do CONIC, também acordado com a diretoria do Conselho, será a auto-reflexão e a abertura ao diálogo, de modo especial com a Igreja Metodista, que deixou o organismo este ano, mas também com outras igrejas, do espectro evangélico ao pentecostal.

“O CONIC está aí para construir pontes. Esse é o seu grande sonho, de tornar-se um conselho nacional. Hoje ele está restrito a seis igrejas”, afirmou Barbosa, sinalizando o empenho da entidade para a expansão de igrejas-membros.

Ao completar 25 anos de existência no próximo ano, o CONIC prepara, para novembro, em São Paulo, seminário que enfocará precisamente a missão e o ecumenismo, pontos-chave na perspectiva do Conselho.

Barbosa substituirá o pastor metodista Western Clay Peixoto na secretaria executiva do organismo ecumênico nacional. Peixoto deixou o posto em decorrência da decisão do Concílio da Igreja Metodista, em julho, de se retirar de todos os organismos ecumênicos que tivessem a presença da Igreja Católica e de grupos não-cristãos.

O novo secretário executivo do CONIC define-se ecumênico por herança familiar. Já teve passagem pela igreja presbiteriana, católica-romana e desde 2001 é sacerdote episcopal anglicano. Atuou na Comissão de Direitos Humanos do Conselho, na Campanha da Fraternidade Ecumênica e na Década de Superação da Violência.

É natural de Goiânia. Foi ministro encarregado na Missão da Reconciliação, em Anápolis, Goiás. Transferiu-se para Brasília, onde assumiu a Capelania da Língua Inglesa e a administração da Diocese da IEAB na capital federal, cargo que ocupa desde março de 2002.

Reunida em Brasília na quarta-feira, 13, a diretoria do CONIC decidiu a escolha de Barbosa dentre quatro candidatos. Também a secretaria do Conselho Latino-Americano de Igreja (CLAI), regional Brasil, está nas mãos de sacerdote episcopal anglicano, o reverendo Luiz Caetano Grecco Teixeira.

Integram o CONIC as igrejas Católica-Romana, Católica Ortodoxa Siriana, Cristã Reformada, Episcopal Anglicana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a Presbiteriana Unida.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação
Rua Ernesto Silva, 83/301
93042-740 São Leopoldo - RS
Telefone (51) 3592.0416
Correo-e: edelbehs@alcnoticias.org
http://www.alcnoticias.org