07 março, 2007

Morre Dom Ivo, primeiro presidente do CONIC

PORTO ALEGRE, 6 de março (ALC) – Será enterrado hoje, às 16h, na Cripta do Santuário-Basílica de Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria (a 300 Km de Porto Alegre), o corpo do bispo emérito dom José Ivo Lorscheiter. Ele estava hospitalizado desde o dia 25 de fevereiro. Sua morte ocorreu ontem à tarde, provocada pela falência múltipla de órgãos.

Ao manifestar consternação à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o secretário executivo do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), reverendo Luiz Alberto Barbosa, lembrou que dom Ivo “foi um homem que viveu fielmente a sua vocação, sendo que os seus exemplos de promoção da paz, da dignidade humana e da unidade da Igreja serão sempre lembrados pelo povo brasileiro”.

A vida de dom Ivo, manifestou-se o primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, reverendo Maurício Andrade, “ficará marcada na recente histórica da Igreja brasileira pela sua busca da unidade e seu testemunho de quem se esforçou pela transformação das estruturas injustas da sociedade”.

Dom Ivo, 79 anos, foi o primeiro presidente do CONIC e um de seus fundadores, em 18 de novembro de 1982. Ele foi ordenado sacerdote em dezembro de 1952, em Roma, onde também concluiu doutorado sobre “Tradição e Magistério”. De volta ao Brasil, trabalhou no Seminário Menor de Gravataí e depois no Seminário Maior de Viamão, no Rio Grande do Sul, primeiro como professor e depois como reitor desta casa de formação.

Em 1965, foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre. Assumiu a Diocese de Santa Maria no dia 21 de abril de 1974, onde permaneceu até seu jubilamento, em março de 2004. Durante dois mandatos consecutivos, de 1971 a 1974, foi secretário geral da CNBB, e de 1979 a 1987 presidiu a Conferência. Ele destacou-se no diálogo ecumênico e na defesa dos direitos humanos.

Também desenvolveu importantes trabalhos de cunho social na cidade de Santa Maria, entre eles a Comunidade Terapêutica, destinada à recuperação de dependentes químicos, e impulsionou projetos de cooperativismo e apoio a pessoas carentes.

Foi responsável na CNBB Sul 3 pelo Setor de Comunicação Social e escolhido patrono do I Fórum da Igreja Católica do Rio Grande do Sul, que vai acontecer de 20 a 23 de setembro, em Porto Alegre. Falava corretamente português, latim, alemão, italiano e espanhol.

Afastado das atividades religiosas desde 2004, ele sofria de problemas cardíacos e diabetes. Dom José Ivo Lorscheiter nasceu no dia 7 de dezembro de 1927, na cidade gaúcha de São José do Hortêncio. Era filho de agricultores de Fritzenberg (morro dos Fritzen), colônia de descendentes de imigrantes alemães de religião católica.

Dom Ivo completaria, hoje, 41 anos como bispo, 30 deles em Santa Maria.

----------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação