25 julho, 2006

MADRUGADA...

Duas filas formadas, prós e contras... Qual a surpresa quando a fila dos contras continha o maior número de pessoas.

Estava eu inscrita para falar, mas achei por bem sair do lugar e começei a chamar mais algumas pessoas para entrar na fila, até quem se dirigia para o banheiro solicitei que entrasse na fila.
Só falei quando o número de pessoas era igual para ambos os lados.

Na oportunidade disse que: "Mais de trezentos anos de história do metodismo,... mais de 75 anos de autonomia da IM, certamente as pessoas que nos deixaram este legado, não estavam equivocadas... E, ainda, os dados estatísticos que possuímos em mãos demonstram que mais de 70% das Igrejas Metodistas não estudaram a carta pastoral sobre o ecumenismo. Portanto, como nos posicionar em relação a esta questão?...

Alguns podem dizer: Tudo isto é teoria... Mas, quero dizer que: Nasci num lar ecumênico. Meu pai era católico, minha mãe metodista e meu irmão mais velho é luterano... Como diz um provérbio popular: "Aquilo que nos separa não deve destruir o que nos une".

Irmãos/ãs a realidade brasileira requer que estendamos as nossas mãos uns aos outros na luta pela justiça, dignidade humana e a paz. Pois, sozinho, isolado ninguém é capaz... E que o amor de Deus nos ajude... a vencer estas barreiras e caminhar em direção ao Reino de Deus!

Eram apenas três minutos para cada pessoa, as palavras se sucederam uma após outra, com argumentos bíblicos, teológicos, históricos, experiências pessoais, etc... Mas, a proposta do Colégio Episcopal foi derrubada, ...

Havia ainda uma proposta intermediária, que o pastor da sexta região eclesiástica, conhecido como Mano, mais o leigo da segunda região eclesiástica - Marcos Fortes e eu, tentamos colocar após diálogo estabelecido entre as partes divergentes (é importante dizer que esta proposta foi formulada no plenário, enquanto as palavras prós e contras se seguiam uma após a outra). Mas, esta tentativa também foi derrubada, pois, a quarta região eclesiástica não queria retirar a sua proposta, que foi votada e aprovada por 79 votos a favor e 50 contrários.

Naquele momento o bispo eleito, Adonias, solicitou que não deveria haver manifestação após o resultado. Então, um delegado da quarta região eclesiástica e eu nos colocamos em pé, a palavra foi concedida primeiramente ao delegado da quarta região para esclarecimento; o mesmo declarou que seis delegados/as daquela região não concordavam com o que fora encaminhado e, portanto, a proposta aprovada não deveria ser entendida como sendo da quarta região e sim de um grupo da delegação.

Novamente o bispo que estava presidindo a sessão solicitou que não houvesse manifestação e que atendessem a solicitação do bispo eleito, Adonias. Porém, eu continuei em pé e peguei o microfone (é necessário esclarecer que depois pedi desculpas ao jovem que estava com o microfone, pois, os microfones só poderiam ser entregues aos delegados após a autorização da presidência da sessão). Na oportunidade me reportei ao artigo 55 do Regimento do Concílio e então a palavra me foi concedida. Passei a ler pausadamente o artigo: Art. 55: Todo/a conciliar tem o direito de fazer constar em ata qualquer declaração relativa aos trabalhos do plenário, bem como reservas pessoais que tenha em relação aos mesmos, redigida em termos respeitosos. Lido o artigo declarei a minha solidariedade aos/às irmãs que me antecederam e a INDIGNAÇÃO perante o processo.

A partir de então a presidência da mesa deliberou para que todas as manifestações por escrito fossem acolhidas e a sessão foi encerrada por volta das duas horas e trinta minutos da madrugada.

ALVORADA

"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança" Lm 3.21

Trazer à memória a nossa história, o legado que recebemos... os profetas e profetisas que lutaram e enfrentaram as mais diversas situações. Trazer à memória... oportunidade para refletir... Mas, também, agir... Amamos esta Igreja... e não podemos nos calar e muito menos cruzar os braços, mas, criativamente buscar meios para enfrentar essa situação... com muito diálogo, astúcia e sabedoria.

Oração e Ação!
Como se diz lá no sul: Não está morto quem peleia...
Que Deus nos ajude!!!
Na esperança da ALVORADA...

Margarida, tchê!!!
margarida_tche@uol.com.br

1 Comments:

At julho 26, 2006, Blogger Luis Cardoso said...

Carrissima irmã Margarida,

O pano de fundo descrito por você justica a indignação de tantos metodistas pelo Brasil e as duras palavras do Bispo Nelson. Esse parece ter sido o concilio da nossa vergonha...
Saudações de Paz

Maria Newnum

 

Postar um comentário

<< Home