25 julho, 2006

Saudações Cristãs e Ecumênicas (as duas palavras são sinônimas)!

Estou retornando de minhas férias no dia de hoje e tomei conhecimento, estupefato, das decisões e encaminhamentos absurdos e antibíblicos do último Concílio Geral da Igreja Metodista. Ser ecumênico/a é uma exigência fundamental para todas as pessoas que querem viver, em todas as suas relações, no espírito do Evangelho que um dia foi pregado e vivido por Jesus Cristo.

Por tudo isso, compartilho da preocupação, do constrangimento e da indignação profética dos irmãos e irmãs que me enviaram suas mensagens. Eu também “sou metodista e sou ecumênico”.

A propósito, tive a honra de participar, no último Concílio Regional da 5ª Região Eclesiástica, do Grupo de Trabalho que ficou responsável pela elaboração e redação da Carta Pastoral e Conciliar da 2ª Conferência Teológica da Igreja Metodista na Quinta Região Eclesiástica, que lhes envio em anexo. Convido-os a reler, com especial atenção, o tópico A Ecumenicidade da Igreja.

Sintomaticamente, acabo de ler no Expositor Cristão do último mês de julho, na coluna Palavra do Leitor, uma carta, enviada por um irmão católico-romano, louvando a Deus pela postura e prática ecumênicas da Igreja Metodista, reconhecendo textualmente a grande importância da Igreja Metodista para a disseminação dos valores e da ética cristãs. As últimas palavras da carta deste irmão são: “Parabéns! Parabéns mesmo!” E agora, como é que ficamos nós?

Estou a disposição de todos/as para os futuros encaminhamentos desta delicada questão no contexto da vida e da missão da nossa amada e sempre ecumênica Igreja Metodista. NÃO É POSSÍVEL SER METODISTA SEM SER ECUMÊNICO!!!

Um forte e ecumênico abraço a todos/as!

Rev. Omir Wesley Andrade
Coordenador da Pastoral Escolar do IALIM