18 agosto, 2006

Meditação Diária - 18 de agosto

Esta roupa não é minha!

Texto: 1 Samuel 17

Todos nós já ouvimos falar sobre a luta de Davi e Golias. Existe, porém, uma particularidade nesse texto bastante interessante. Conta a história que quando Davi se indignou com as ofensas de Golias e decidiu enfrentá-lo, foi chamado pelo rei Saul para ser devidamente paramentado para o confronto – todo lutador de um exército usava armaduras, espada e escudo – contudo Davi, talvez pela pouca idade e pequena estatura, não conseguiu se mover com aquele peso todo. Resultado: enfrentou o gigante com aquilo que tinha, um estilingue!

A história da veste de guerra de Davi nos leva a refletir sobre uma questão importante de nossas vidas... as medidas, os moldes e as expectativas que temos uns/umas dos/as outros/as!

Você já prestou a atenção como a sociedade em que vivemos quer decidir sobre as estratégias de cada um... como somos cobrados/as a termos padrões únicos nas guerras que travamos contra os nossos gigantes? Em qualquer contexto que vivamos, existem aqueles/as que querem nos enfiar vestimentas segundo suas próprias expectativas!

Na verdade, existem padrões pré-concebidos que muitas vezes não se encaixam em todos/as! São armaduras sim, mas que, dependendo da pessoa, ao invés de ajudar, atrapalha!

Ocorre, com bastante freqüência, uma despersonalização absurda, porque um/a outro/a usou aquela mesma tática e deu certo! E não pode ser assim! A roupagem que serve pra mim, pode não servir para o/a outro/a, e não é por isso que eu não posso vencer os gigantes que estão na minha frente!

Se Davi tivesse aceitado enfrentar seu inimigo vestindo aquela armadura pesada e incômoda, espada e escudo, a exemplo dos outros soldados, certamente, teria fracassado! No entanto, ele tinha o seu próprio jeito, sua maneira, sua estratégia, sua peculiaridade que foi a grande diferença para derrubar aquele monstro!

Precisamos acreditar mais uns/umas nos/as outros/as! Temos que confiar nas particularidades de cada pessoa, afinal, a diversidade pode ser um fator decisivo em nossas lutas diárias!

* cada um de nós tem um tamanho, um gosto e um estilo e desrespeitar isto pode dificultar a convivência e atrapalhar o serviço comunitário.

Oração: Deus bondoso ajuda-nos a aceitar nossas peculiaridades e entender que Tu ages a partir delas. Amém!

Colaboração:
Rev. Nilson da Silva Júnior