31 agosto, 2006

Metodistas reafirmam compromisso de ser igreja inclusiva

URUGUAI

MONTEVIDEO, 30 de agosto (ALC) - A Igreja Metodista do Uruguai (IMU) reafirmou, em assembléia geral, seu compromisso de ser uma igreja diversa e inclusiva e destacou que os desafios no país englobam a própria vida comunitária em sua dimensão confessional e ecumênica, bem como sua ação na sociedade, frente aos problemas mais urgentes.

A assembléia, realizada no Instituto Crandon desta cidade, de 25 a 27 de agosto, enfatizou a luta pela defesa da vida e da comunidade humana, e o compromisso com os familiares dos desaparecidos até conseguir uma justiça reparadora.

O documento da assembléia apóia os esforços de diversos atores no combate à pobreza. Manifesta, contudo, preocupação com os problemas éticos que apresentam os limites da vida, quando algumas pessoas ou grupos pretendem decidir sobre a vida de outros. O texto indaga como promover, a partir do Estado, uma maternidade e paternidade responsáveis.

A IMU também expressou tristeza e dor pela situação dos adultos maiores "apenas atendidos"; o exílio dos jovens por razões de sobrevivência e a destruição de vidas pelas drogas.

"Estamos buscando constantemente no Evangelho os caminhos para a ação que permitam continuar transitando em solidariedade e esperança, para crescer como comunidade no discernimento de nosso compromisso social, seguindo os passos de Jesus Cristo", anota o comunicado.

O pastor Oscar Bolioli foi reeleito para um terceiro período na presidência da IMU. O leigo José Luis Mochetti, da congregação “Del Camino”, do bairro Malvin, de Montevidéu, foi reeleito para um segundo período consecutivo na vice-presidência.

A pastora Ana María Barolín obteve a maior votação entre os representantes pastorais da Junta Nacional de Vida e Missão (JNVM), instância máxima da IMU, com 80% dos sufrágios na primeira rodada.
----------------------------------------------------------------

Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)Apartado 14-225 Lima 14 PerúTelefax (51 1) 242-7312Serviço de notícias em português : edelbehs@alcnoticias.orgVisite nosso sitio web: http://portugues.www.alcnoticias.org