29 agosto, 2006

Dom Luciano Mendes de Almeida (1930-2006)

Caro Luis Cardoso,

com a morte de Dom Luciano, perdemos um amigo das crianças e dos metodistas. Na causa das crianças em situação de risco social, Dom Luciano conheceu, trabalhou junto e passou a testemunhar pelo país afora sua admiração por pessoas como a pastora Zeni Soares e o bispo Nelson Leite. Como arcebispo em Minas nomeou como primeiro coordenador da Pastoral do Menor um metodista, o leigo Flavio Fróes, de Governador Valadares.

Quem conviveu com Dom Luciano fica com a lembrança do despojamento, da simplicidade, do compromisso com os grupos sociais mais vulneráveis e do modo fraterno como lidava conosco, metodistas.

No blog metodistas&ecumênic@s registro o meu luto.

Jaider Batista da Silva
----------------------

Menos um bom padre, crente que Deus nos enviou a libertar seus filhos e filhas... os conservadores e obtusos devem estar mais felizes.... e os não-ecumênicos perdem um formidável oponente...

James William Goodwin Jr.
jamesg@uai.com.br
-----------------------

Este é o pastor que vai fazer falta! as ovelhas - nós! - já andamos tão ameaçadas e correndo riscos e perdemos um dos nossos melhores pastores.

Conhecia o povo por seus nomes e lutas; fazia do episcopado serviço. Também para quem está nas lidas da terra Dom Luciano vai fazer falta.

Tributo a Dom Luciano Mendes!

“A morte não é verdade, quando se cumpre bem a obra da vida.” (Jose Marti)

Dom Luciano Mendes, Arcebispo de Mariana, filósofo e teólogo, homem comprometido com os pobres, com a justiça e a dignidade humana. Pastor e profeta da Teologia da Libertação, encarnou pra valer a Opção pelos Pobres. Defendia como legítima a organização e mobilização dos trabalhadores. Na ocasião em que recebeu o título de cidadão honoris causa do Estado de Minas Gerais na Assembléia legislativa disse:

“Tenho acompanhado a luta incansável dos movimentos sociais em Minas Gerais, estes são, movimentos ordeiros, legítimos e necessários para a sociedade... Minas Gerais tem as condições concretas de ser a pioneira na realização da tão sonhada Reforma Agrária. Nós deveríamos começar para que outros Estados nos seguissem como exemplo”.

Belo Horizonte, 28 de Agosto de 2006

Nancy Cardoso Pereira
Pastora Metodista
Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra
www.cptnac.com.br
51 9865 6055 Porto Alegre
----------------------------

LINKS PARA REPORTAGENS:

O Estadão - 27/08/2006 - 19h18

Folha Online - 27/08/2006 - 19h42

O Globo Online - 28/08/2006 - 05h21

Dados biográficos 1

Dados biográficos 2

Textos de Dom Luciano Mendes de Almeida