01 setembro, 2006

Religiosos pela paz engajam-se por uma “segurança compartilhada”

EL SALVADOR

SAN SALVADOR , 1 de setembro (ALC) – O bispo Martín Barahona, da Igreja Episcopal Anglicana de El Salvador, e a bispa Victoria Cortez, da Igreja Luterana da Nicarágua, participaram da 8. Assembléia Mundial de Religiões pela Paz, reunida em Kyoto, no Japão, de 26 a 30 de agosto, encontro que definiu ações contra a violência.

Líderes religiosos de mais de 100 paises assinaram documento final do evento comprometendo-se a confrontar a violência nas regiões onde atuam e a lutar por uma “segurança compartilhada”, em que as religiões têm papel importante.

“Nesse tempo em que as religiões foram seqüestradas por extremistas, os líderes aqui em Kyoto demonstraram que são as comunidades religiosas unidas as únicas que têm o poder para iluminar o caminho para a paz”, disse o secretário-geral de Religiões pela Paz, William F. Vendley.

A declaração final do encontro conclama à ação urgente contra as diferentes formas de violência, incluindo a que utiliza sacramentos e elementos religiosos. A Assembléia apresentou 20 recomendações para os líderes religiosos, governos, organizações internacionais e empresas. As recomendações principais pedem um sistema de segurança compartilhado, apoio à educação e às igrejas.

Demonstrando o que parece impossível na vida real, líderes religiosos do Iraque, Coréia do Sul, Sri Lanka e Sudão, mostraram capacidade de “brilhar juntos em zonas de conflito”. Com a intervenção das Nações Unidas, também compartilharam esse espaço religiosos xiitas, sunitas e curdos, tradicionalmente adversários no Iraque.

A presença de 400 mulheres, de 65 países, foi notável na Assembléia. Elas proclamaram: “Nós elegemos a esperança porque esse é o único caminho para seguir adiante”.

Os religiosos centro-americanos compartilharão, no retorno, experiências e recomendações com os diferentes setores da sociedade. El Salvador é considerado o segundo país mais violento da América Latina, depois da Colômbia.

----------------------------------------------------------------

Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC) Apartado 14-225 Lima 14 PerúTelefax (51 1) 242-7312Serviço de notícias em português : edelbehs@alcnoticias.orgVisite nosso sitio web: http://portugues.www.alcnoticias.org