21 fevereiro, 2007

Aula inaugural na Metodista enfoca a religião social de Wesley

SÃO PAULO, 20 de fevereiro (ALC) – Acordes da Sinfonia número 104 “Londres”, de Joseph Haydn, e imagens da capital londrina dos séculos XVIII e XIX abriram a aula inaugural da Faculdade de Teologia (FaTeo) da Igreja Metodista, a cargo do professor Helmut Renders, que palestrou sobre “A Soteorologia Social em John Wesley”, na quarta-feira, 14.

Recorrendo à música e às imagens, Renders criou, na apresentação baseada em sua tese de doutorado, um conflito entre situações de luxo, alegria e riqueza de Londres, fortes durante o Iluminismo, e a pobreza que grassava nesta capital, assuntos que mereceram a atenção do pai do metodismo, John Wesley.

A tese desenvolvida por Renders trata da essência da missão na Igreja Metodista. Ele enfatizou três aspectos da soteorologia (o discurso sobre a salvação): o sinérgico, o público e a religião social.

Destacando o aspecto social, o professor da Faculdade de Teologia Metodista salientou que essa prática não tem equivalência com a diaconia, mas com ela se identifica no aspecto comunitário, que se preocupa com a salvação do povo pobre e com a promoção da vida.

O ano letivo na Faculdade Metodista começou no dia 7 de fevereiro, com culto que lembrou as famílias das vítimas do desabamento das obras do metrô, em São Paulo, e as vítimas das enchentes em Minas Gerais.

O bispo da Terceira Região Eclesiástica da Igreja Metodista, Adriel de Souza Maia, foi o pregador do culto. A Terceira Região engloba a Grande São Paulo, Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

Souza Maia lançou, na ocasião, o Projeto Revitalizar Igrejas, que tem por objetivo desenvolver o zelo missionário na vida de cada metodista e de igrejas locais. O bispo destacou o desafio missionário vivido pela igreja, em obediência e compromisso, motivados pela Palavra de Deus. Ele convidou estudantes, pastores e professores a abraçarem o projeto missionário da Terceira Região, que tem na Faculdade de Teologia uma importante parceira.

A FaTeo iniciou o ano letivo de 2007 com 172 novos estudantes matriculados.

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Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação