01 março, 2007

Mulheres voltam olhares ao Paraguai e partilham esperança

PORTO ALEGRE, 27 de fevereiro (ALC) – Com os olhares voltados ao Paraguai, mulheres de 170 países vão celebrar, na sexta-feira, 2, o Dia Mundial de Oração, a partir do tema “Unidas sob o manto de Deus” e saudando-se mutuamente com a bênção em guarani “Nandejará tanderovasa”, que significa “Deus te abençoe”.

O programa do Dia Mundial de Oração de 2007 foi preparado por 26 paraguaias, de dez igrejas. Na liturgia para a celebração desse dia, o Paraguai é apresentado como um país de numerosos caminhos de terra vermelha, com morros e planícies onde nasce o ipê rosa, amarelo e branco, país do tererê (espécie de chimarrão), de riqueza musical e cultural, e onde mulheres tecem o “nhandutti”, peça de renda que se parece a uma teia de aranha com diversos motivos.

O Dia Mundial de Oração também promove a informação. Assim, mulheres de todas as partes do mundo vão se inteirar sobre o Paraguai, que tem 5,8 milhões de habitantes e apresenta o crescimento populacional mais rápido dentre os países da América do Sul. O Paraguai tem duas línguas oficiais – o espanhol e o guarani. Esse idioma é falado por 87% da população. O Paraguai é um dos poucos países onde a população não-indígena fala um idioma indígena.

O Paraguai também esteve sob um regime ditatorial de grande extensão temporal e de conseqüências culturais, políticas e sociais. De 1954 a 1989, o general Alfredo Stroessner governou o país, anulando direitos relacionados à liberdade pública e à opção política, com desrespeito à vida e à integridade física de pessoas, que foram seqüestradas, torturadas e assassinadas.

Mesmo com a introdução da democracia, o Paraguai apresenta grandes desigualdades sociais, que têm sua raiz na má distribuição da terra. Um de cada três paraguaios é pobre. Mais de 40% da população economicamente ativa não conta com um trabalho seguro, informa o texto-base do Da Mundial de Oração. O analfabetismo afeta 7,1% dos paraguaios e 130 mil crianças estão fora da sala de aula.

O trabalho ecumênico ainda é incipiente no Paraguai. Mulheres de diferentes igrejas tecem teias ecumênicas, que têm no Dia Mundial de Oração uma grande oportunidade de ampliação.

O Dia Mundial de Oração é um movimento que teve início em 1887 e reúne, desde então, mulheres de diferentes raças, culturas e tradições religiosas na primeira sexta-feira de março para orarem em conjunto e compartilharem esperanças e temores, alegrias e tristezas.

Através do Dia Mundial de Oração, mulheres se conscientizam do que acontece no mundo, enriquecem-se mutuamente com as experiências vividas e compartilhadas e ajudam a carregar as cargas de outras pessoas. As mulheres reconhecem que a oração e a ação são inseparáveis e que assim têm influência no mundo.

Os recursos que serão arrecadados este ano no Dia Mundial de Oração serão canalizados, no Brasil, para a entidade “Do Afeto ao Amor”, de Joinville, Santa Catarina; ao Projeto “Esperança”, da Igreja Evangélica Congregacional de São José dos Pinhais, Paraná; ao Projeto “Casa Abrigo Nova Esperança”, de Pindamonhangaba, São Paulo, e à “Oficina de Música Som da Vida”, de Florianópolis, Santa Catarina.

Mulheres de diferentes igrejas brasileiras preparam o Dia Mundial de Oração nas congregações onde vivem e militam.

---------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação