18 agosto, 2006

Mensagem da IECLB à Igreja Metodista

À
Igreja Metodista

Estimada irmã e estimados irmãos do Colégio Episcopal,
estimadas irmãs e estimados irmãos da Igreja Metodista!

Saudações fraternas, na paz do Senhor, de parte da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)!

A IECLB adota anualmente um tema comum para reflexão e inspiração de suas comunidades e instituições. Neste ano assumimos o tema que norteou a recente Assembléia do CMI, a saber, a petição: “Deus, em tua graça, transforma o mundo”. Simultaneamente, a IECLB adota um lema bíblico anual para acompanhar o tema escolhido. Neste ano nos inspiramos em 1 Pedro 4:10: “Sirvam uns aos outros, cada qual conforme o dom que recebeu.” É no espírito dessa exortação apostólica que saudamos a todas as irmãs e todos os irmãos metodistas.

Tomamos conhecimento da notícia da decisão tomada no 18.o Concílio Geral da Igreja Metodista, no sentido de se retirar de “órgãos ecumênicos com a presença da Igreja Católica e grupos não cristãos” (conforme site da Igreja Metodista), portanto também do CONIC. Como é óbvio, respeitamos integralmente a decisão da igreja co-irmã, tomada de acordo com a convicção majoritária de seus conciliares. Ainda assim, com base nos laços fraternos que têm tão belamente congraçado nossas igrejas co-irmãs, queremos compartilhar fraternalmente que a notícia entristeceu profundamente o nosso coração.

Fazemo-lo, antes de tudo, manifestando o agradecimento da IECLB à rica contribuição da Igreja Metodista para a prática eclesial e ecumênica em nosso país. Por exemplo, através de sua história a Igreja Metodista, mundo afora, tem tido como uma de suas características primordiais a conjugação de evangelização e compromisso social. Inestimável tem sido também a contribuição da Igreja Metodista à ecumene universal e em nosso país. A IECLB se regozija por ter sido parceira e co-irmã da Igreja Metodista em incontáveis eventos e iniciativas comuns, em nível local, regional e nacional. E assim continuará sendo, estamos confiantes.

No caso específico da IECLB, temos arraigado em nossa Constituição o vínculo de fé que nos une com aquelas igrejas que professam a fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Esse tem sido o nosso critério para nossas relações ecumênicas. Quando há essa base comum não vemos razões para discriminar entre as igrejas. Entendemos que cada igreja tem sua própria identidade, em doutrina e prática, e, assim, há divergências, maiores ou menores, para com as demais igrejas. Mas na fé em Cristo, encontramos uma unidade comum fundamental, a partir da qual nos comprometemos a, em respeito mútuo e cooperação conjunta, buscar a superação de nossas divergências, que atribuímos a razões históricas e contextuais, mas também à realidade do pecado humano em todas as nossas igrejas. Nesse sentido, sentimo-nos co-irmanados com todas as igrejas que professam a fé em Cristo como Senhor e Salvador. E mesmo em tópicos doutrinários em que no passado divergimos radicalmente com a Igreja Católica, como na doutrina de justificação, encontramos hoje, graças a Deus, notáveis convergências.

Nesse contexto de difíceis e lentos, mas promissores avanços, a decisão da Igreja Metodista, naturalmente, representa um forte baque no movimento ecumênico no Brasil, que assim enfrenta um desafio adicional em sua caminhada muitas vezes espinhosa, mas sempre necessária. Nesta caminhada, a Igreja Metodista estará também revisando sua Pastoral de Ecumenismo. Ela poderá ocorrer também em consulta com igrejas co-irmãs, na busca de diretrizes comuns? Como seja, almejamos que o Espírito de Deus nos oriente a cada uma de nossas igrejas, a fim de que encontremos à frente novos caminhos de cooperação entre as igrejas.
Recebam esta carta, como expressão do sincero sentimento vindo de co-irmãos e co-irmãs de uma Igreja que segue se sabendo irmanada à Igreja Metodista, na fé comum em Jesus Cristo.

Na paz de Cristo crucificado e ressurreto,
fraternalmente,

Walter Altmann
Pastor Presidente


c.: CONIC
CMI
P. Sin. Rolf Schünemann, 2. Vice-Pres. do CONIC