18 agosto, 2006

Mensagem dos alunos do ITESC

ECUMENISMO, ENTRE AVANÇOS E TROPEÇOS

Nós, 35 alunos da 2ª. turma do Curso de Pós-graduação em Diálogo Ecumênico e Inter-religioso, do Instituto Teológico de Santa Catarina, membros das Igrejas luterana, católica, metodista, batista e pentecostal, fomos surpreendidos, no dia 17, deste com a decisão do 18º. Concílio Geral da Igreja Metodista, reunido em Aracruz-ES, nos dias 10 a 16 de julho do presente, de retirar essa Igreja dos organismos ecumênicos que tenham a presença da Igreja católica e de religiões não cristãs.

Respeitamos a legitimidade do Concílio. Mas compreendemos que o Movimento Ecumênico, com apoio total e irrestrito da Igreja Metodista, constitui-se hoje como um evidente sinal da graça de Deus que une as Igrejas cristãs na realização do Reino e no testemunho da comunhão: “Que todos sejam um ... para que o mundo creia” (Jô 17,21).

Sabedores da fundamental contribuição desta Igreja para a unidade cristã, desde os primórdios da caminhada ecumênica, lamentamos as razões que levou o 18º. Concílio a tomar tal decisão. Entendemos que a ruptura das relações não condiz com os princípios da Igreja e o carisma de Wesley. Por isso, estamos perplexos e tristes com esta notícia, orando para que a mesma seja revista.

Na mesma fé e como irmãos de Jesus Cristo, subscrevemos.

Florianópolis, 19 de julho de 2006.