06 setembro, 2006

Mensagem da CNBB à Igreja Metodista

Brasília – DF, 23 de agosto de 2006

À Igreja Metodista

Querida irmã e queridos irmãos do Colégio Episcopal;

Queridas irmãs e queridos irmãos, membros do 18º. Concílio da Igreja Metodista,
Integrantes das muitas Comunidades das 8 Regiões da Igreja!

“Tenho certeza de que Deus, que começou em vocês este bom trabalho, vai continuá-lo até que seja concluído no dia de Jesus Cristo”. (Fil 1,6).

Recebemos, com pesar e dor a decisão do 18º. Concílio Geral da Igreja Metodista, realizado na cidade de Aracruz, ES, de 10 a 16 de julho, pp., de não participar de “todos os órgãos ecumênicos com a presença da Igreja Católica e grupos não cristãos”.

Respeitamos com o coração constrangido a decisão tomada no 18º Concílio. Alicerçados na profundidade dos laços espirituais e do compromisso que uma caminhada comum teceu ao longo de quatro décadas entre nossas Igrejas, reafirmamos nossa comunhão com cada um de nossos irmãos e irmãs da Igreja Metodista, assim como com suas Comunidades locais, seus pastores e pastoras e seu Colégio Episcopal, assegurando-lhes a nossa constante oração.

Estamos abertos à compreensão e ao diálogo. Entendemos que as dificuldades do presente não anulam o compromisso ecumênico de nossas Igrejas e o espírito cristão de fraternidade, diálogo e convivência que levou nossas Igrejas a fundar o CONIC e a caminhar juntas durante 24 anos.

Reiteramos, portanto, nossa total disponibilidade em constituir uma Comissão Bilateral de Diálogo, para construirmos pontes que nos ajudem a superar as divisões existentes e possam ser fraternalmente estudadas e compreendidas, como já havíamos proposto em carta dirigida ao Colégio Episcopal da Igreja Metodista, em 08 de março de 2000.


E fazemos isto em obediência ao apelo que nos vem da nossa fé e que Paulo, escrevendo da prisão à comunidade de Éfeso, tão bem exprimia:

“Por isso, eu prisioneiro no Senhor, peço que vocês se comportem de modo digno da vocação que receberam. Sejam humildes, amáveis, pacientes e suportem-se uns aos outros no amor. Mantenham entre vocês laços de paz, para conservar a unidade do Espírito. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a vocação de vocês os chamou a uma só esperança: há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, que age por meio de todos e está presente em todos” (Ef. 4, 1-6).

Tendo o Senhor abatido entre nossas duas Igrejas “os muros da separação”, aprendemos a nos conhecer, a nos amar, a servir juntas ao Evangelho e ao povo de Deus numa caminhada que só aprofundou os laços de mútua compreensão, de apreço e de fraterna comunhão.

Por isso sentimos a retirada da Igreja Metodista de “todos os órgãos ecumênicos com a presença da Igreja Católica e grupos não cristãos”, como dolorosa separação para nós e para cada uma das demais Igrejas-Membro.

Em momento tão difícil de divisões, violência e guerras que atravessa o mundo, um distanciamento entre nós enfraquece e debilita nosso testemunho cristão e nossa capacidade de prestar um bom serviço as pessoas de hoje e ao mundo em que vivemos.

O testemunho da Igreja Metodista sustentou entre nós, com entusiasmo e generosidade, a caminhada ecumênica e o serviço de nossas Igrejas aos mais pobres, com seu ininterrupto serviço na Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE - e em tantas iniciativas comuns em favor da dignidade das pessoas, da superação das desigualdades e da instauração da paz que brota da justiça. Queremos lembrar especialmente a decisão recente tomada pelo Conselho Mundial Metodista de assinar a Declaração Conjunta Católica Romana e Federação Luterana Mundial sobre a Doutrina da Justificação, bem como a participação do Revdo. Adriel Souza Maia, Bispo da Igreja Metodista e, então Presidente do CONIC, e de Dom Odilo Pedro Scherer, Secretário-Geral da CNBB, e representantes da Confederação Suíça de Igrejas Evangélicas e da Igreja Católica na assinatura da Declaração Ecumênica sobre a “Água como direito humano e bem público”, em Fribourg, aos 22 de abril de 2005.

A Igreja Metodista tem papel importante para o testemunho cristão no Brasil e sabemos que foi no sofrimento e em meio também a dúvidas e perplexidades que a decisão conciliar foi tomada. Que o Espírito ilumine a Igreja Metodista e a nós, indicando o caminho e o modo de nos reencontrarmos para agradecer a Deus por tudo o que nos une e para buscar juntos a superação das dificuldades que possam ter surgido em nossa história passada, por causa de nossa humana fragilidade e do nosso descuido ou mesmo de nosso pecado. Temos consciências de que devemos e podemos trabalhar juntos no serviço comum ao Evangelho e ao Povo de Deus.

Que o Senhor continue nos guiando e que a Igreja Metodista na sua oração e testemunho ajude a sustentar as Igrejas-Membro do CONIC, lembrados do que Paulo diz a respeito do corpo, para nós, Corpo de Cristo:

“Os membros do Corpo que parecem mais fracos, são os mais necessários” (1 Cor 12, 22) para que sejamos um em Cristo a fim de que o mundo creia (Jo 17,21).

Cardeal Geraldo Majella Agnelo
Arcebispo de São Salvador da Bahia
Presidente da CNBB

Dom Antônio Celso de Queirós
Bispo de Catanduva (SP)
Vice-Presidente da CNBB

Dom Odilo Pedro Scherer
Bispo Auxiliar de São Paulo
Secretário-Geral da CNBB

Fonte: CNBB

2 Comments:

At setembro 08, 2006, Blogger Luis Cardoso said...

Carríssimo,

Dom Odilo Pedro Scherer
Bispo Auxiliar de São Paulo
Secretário-Geral da CNBB

Grata pela pronta resposta e saudações. Tão logo encontremos nosso Arcebispo Dom Anuar Battisti o abraçaremos e simbolicamente abraçaremos todos os Bispos Católicos da CNBB.

No amor do Cristo que nos fez e nos faz um/a

Maria Newnum - Mecum



--------------------------------------------------------------------------------
De: Dom Odilo Pedro Scherer [mailto:secretariogeral@cnbb.org.br]
Enviada em: quinta-feira, 7 de setembro de 2006 09:42
Para: marianewnum@yahoo.com.br
Assunto: RES: Sobre : MENSAGEM À IGREJA METODISTA



Brasília, 7/9/06

Prezada senhora Maria Newnum,

Agradeço sua Mensagem, que chegou à CNBB. Será dado conhecimento aos demais bispos católicos.

Na certeza de que as dificuldades do caminho não serão capazes de impedir o avanço no caminho ecumênico, para realizar a vontade de Cristo de quem somos todos discípulos, aproveito a ocasião para saudá-la e para lhe desejar todo o bem.

Dom Odilo Pedro Scherer
Bispo Auxiliar de São Paulo
Secretário-Geral da CNBB






--------------------------------------------------------------------------------

De: Maria Newnum [mailto:marianewnum@yahoo.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 7 de setembro de 2006 01:51
Para: 'Maria Newnum'
Assunto: ENC: Sobre : MENSAGEM À IGREJA METODISTA



Carrissimos da CNBB,

Paz, amor e unidade,

Como metodista e vice-presidente do Mecum - Movimento Ecumênico de Maringá, - manifesto-me com constragimento e profundo agredecimento em nome do Mecum e certamente, em nome de todos e todas os/as metodistas e ecumenicos do Brasil sobre a vossa Mensagem à Igreja Metodista e ao Colégio Episcopal.

Vossa mensagem nos acolhe, nos dá esperança e nos faz sentir ouvidos em nosso choro por está instituição, que cremos ser; a mais honrosa das instituições da nossa Amada Igreja Irmã Católica.

Repetindo as palavras de nosso fundador John Wesley: "No essencial unidade, no não essencial diversidade e em tudo caridade", temos fé que esse ensinamento do Pai do metodismo nos ajudará a superar no futuro, as barreiras que agora nos separam em documento, mas nunca e jamais no amor, respeito e compromisso bíblico que une a todos e todas nós, metodistas e Católicos/as, em nossa caminhada fraterna e bondosa e em nosso desafio de sermos juntos e juntas "sal e luz", nesse mundo marcado pelas divisões, pela irrelevância religiosa e pela confusão de entendimento dos propósitos de Cristo para seus/as filhos/as.

Acolhemos essa manifestação da CNBB, com amor e agredecimento,

Paz, fé, amor e Unidade,

Maria Newnum - Vice-presidente do MECUM - Movimento Ecumênico de Maringá - PR

 
At setembro 08, 2006, Blogger Luis Cardoso said...

Foi ótima sua manifesdtação, Maria. De fato, o esforço ecumênico sofreu um duro golpe com a intempestiva saída do CONIC por parte da Igreja Metodista, tão tradicionalmente ecumênica. Aos católicos não deixou de atingir a referência especial que "merecemos". Confessamos nossos pecados do passado e do presente. Só quem não os tem não precisa confessá-los a ninguém. Acredito, porém, na sinceridade, mesmo daqueles que optaram pelo rompimento, por isso mesmo acredito numa futura revisão de posição, pela qual todos nós esperamos ansiosamente. Esperamos também que haja pelo menos um "ecumenismo interno" dentro da Metodista, com respeito à maneira de ser e de pensar dos outros.A intolerância não está no rol das virtudes cristãs e com certeza se auto-reproduz em desavenças, e mais divisões. Que o Espírito Santo nos ilumine a todos em nossa caminhada.

Paz e bênção.

Raul Pimenta - Católico - Presidente do Mecum

 

Postar um comentário

<< Home