04 setembro, 2006

Raiser destaca contribuição latino-americana em conferência sobre Igreja e Sociedade

GENEBRA, 4 de setembro (ALC) - A Conferência sobre Igreja e Sociedade, que o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) recordou nesta segunda-feira, na passagem do 40o. aniversário desse importante evento ecumênico, teve uma forte e decisiva influência de teólogos e cientistas sociais latino-americanos, reconheceu o ex-secretário do organismo internacional, Konrad Raiser.

Emilio Castro, ex-secretario geral do CMI; o teólogo metodista uruguaio Julio de Santa Ana, o teólogo norte-americano e professor no Brasil, Richard Shaull, e o filósofo argentino Mauricio López desempenharam papel importante na organização e marcaram o tom da discussão teológica e política da conferência, declarou Raiser à ALC.

"Eles e outros latino-americanos, membros de Igreja e Sociedade na América Latina (ISAL), foram os que insistiram que a justiça social não poderia ser alcançada sem uma fundamental transformação das estruturas políticas, econômicas e sociais dos países", agregou.

"Essa tese, da radical reestruturação da sociedade como pré-requisito essencial para alcançar a justiça social, influenciou muito o âmbito ecumênico e também teve ampla repercussão na sociedade naqueles dias", enfatizou o ex-secretário geral do CMI.

A Conferência Mundial sobre Igreja e Sociedade, realizada em Genebra, em 1966, é considerado um marco importante na história do movimento ecumênico.

Nessa conferência, pela primeira vez foi posta em questão a dominação do Norte no pensamento teológico e social. A vozes do Sul, especialmente da América Latina, do Caribe, da Ásia e da África, influenciaram o curso da discussão sobre a Igreja e as transformações sociais.

As rápidas transformações na sociedade e o compromisso das igrejas pela justiça social converteram-se no centro da agenda do organismo ecumênico nesses 40 anos, indicou Raiser. De Genebra, em 1966, surgiram propostas como o Programa de Combate ao Racismo, o apoio à luta pela libertação da África e a participação das igrejas no desenvolvimento - programas que também criaram muitas controvérsias em nível internacional.

"Ao falar hoje sobre a Conferência de Igreja e Sociedade lembramos muito de Mauricio López, um dos organizadores, e de Richard Shaull, que contribuiu com as principais reflexões teológicas. Hoje, eles estão na presença do Senhor e são nomes santos para nós", concluiu Konrad Raiser.

Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)