20 outubro, 2006

Instituto Ecumênico de Bossey: jovem aos 60

GENEBRA, 19 de outubro (CMI/ALC)- Fundado em 1946 como centro de saúde espiritual, no contexto de uma Europa afligida pela guerra, o Instituto Ecumênico de Bossey completa 60 anos de atividade dando continuidade à tarefa ecumênica e educativa.

O Instituto pelo esforço do então secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Dr. Wilhelm Visser't Hooft, os primeiros cursos do organismo Ecumênico de Bossey reuniram sobreviventes de campos de concentração, ex-combatentes e membros de movimentos de resistência.

Mais de 25 mil pessoas de praticamente todas as igrejas, confissões e culturas participaram de cursos no Instituto nos últimos 60 anos. Muitos deles deram depoimento da mudança produzida em suas vidas graças a esse “laboratório ecumênico”.

Além dos programas para graduados e pós-graduados, o Instituto organiza uma série de seminários sobre temas diversos como religião e violência, diálogo ortodoxo-evangélico, injustiça econômica e teologia feminista.

O compromisso do Instituto é formar dirigentes ecumênicos, tanto laicos como membros do clero, para que exerçam seu ministério nas paróquias, nas instituições de ensino e nos centros ecumênicos de todo o mundo. Constitui, ainda, espaço de elaboração do pensamento ecumênico gerado nos encontros interculturais e interconfessionais, local de estudos e de celebração do culto em comum e vida em comunidade.

Há planos para a implementação de uma escola inter-religiosa de verão no Instituto, que reúna jovens dos principais credos mundiais, impulsionando o diálogo e o entendimento além do tradicional contexto cristão. Em 2005, foi instituído um centro de investigação ecumênica no Instituto voltado ao fomento de relações justas, harmoniosas e sustentáveis entre culturas e religiões.

---------------------------------------------
Agencia Latinoamericana y Caribeña de Comunicación