26 julho, 2006

Questões para reflexão

Por: Rev. Paulo Dias Nogueira

1) ...até ficou parecendo que o 18º Concílio aconteceu só para tratar do tema ecumenismo ...: Nosso Concílio tratou de outros assuntos, porém o tema mais acalorado foi o do "ECUMENISMO" (no meu entender, um anti-catolicismo). A discussão adentrou a madrugada, porém o resultado já estava definido antes do debate. Pessoas já estavam com suas posições firmadas. Não houve espaço para diálogo, mas sim de "MONÓLOGOS" (esta foi minha impressão). Numa tentativa de conciliação diante do tema que estava acalorado desde antes de iniciar o Concílio (nos momentos pré-conciliares), o Colégio Episcopal fez uma proposta de trabalhar o assunto, com mais dedicação e cuidado, nos próximos anos. Porém de nada adiantou a proposta, pois o desejo de debater o tema fez com que grande parte da plenária votasse contrária à proposta dos bispos.

2) ...Para mim pairam muitas dúvidas. Sou a favor do ecumenismo. Porém tenho meu conceito próprio do que é ecumenismo. Será que o ecumenismo é mesmo aquilo que considero ser? ... : O irmão disse que tem um conceito próprio de Ecumenismo, mas não o apresentou. Gostaria portanto de dizer que a Igreja Metodista, através do Colégio Episcopal publicou uma Carta Pastoral sobre o Ecumenismo, na tentativa de instruir os metodistas quanto ao tema. Porém, por várias razões, nossas igrejas não tem estudado o assunto. Muito se deve ao PRÉ-CONCEITO, com relação ao tema. Preconceito este, superado por algum tempo, porém resgatado pela influência do neo-pentecostalismo no meio de nossa igreja. Infelizmente não temos sido eficientes pedagogicamente para ensinar as doutrinas de nossa igreja, por isso nosso povo acaba sendo levado por "outros ventos de doutrinas", muitas delas imcompatíveis com nossa tradição. Como não tenho em minhas mãos a Carta Pastoral, sugiro ao irmão para que procure adquirí-la e estudá-la, ela irá ajudá-lo.

3) ... O que o Metodismo está perdendo com essa decisão do 18º Concílio ...: No meu entender, o metodismo perde uma de suas principais características , a tolerância. João Wesley afirmava: "Pense e deixe pensar". Em outro momento: "No essencial, unidade; no não essencial, diversidade; em tudo, caridade". Não somos o corpo de Cristo sozinhos. Somos apenas parte. Como nos afirmou o Senhor Jesus, não pode uma parte do corpo desprezar a outra. Ainda que a tradição Católica seja bem diferente da nossa, e até mesmo tenhamos muitas dificuldades em aceitar certos dogmas, não nos compete excluí-los. Não fomos chamados a separar o joio do trigo, esta é uma tarefa para o SENHOR da Seara. O metodismo, no decorrer dos tempos tem se pautado por uma teologia do equilíbrio. Ao assumir esta postura, estamos fugindo deste equilíbrio o qual pregamos.

4) ... O que o ecumenismo acrescenta ao crescimento da Igreja Metodista? Dependemos do ecumenismo para crescer como Igreja ou ele seria apenas mais um recurso para o crescimento da Igreja Metodista ? ... Do ponto de vista do crescimento numérico da Igreja Metodista, gostaria de dizer que o ecumenismo não acrescenta e nem diminui. Ele é um espaço de respeito e diálogo. Um esforço por unidade no Corpo de Cristo. Agora, se você me perguntar se o Reino de Deus cresce, afirmo convictamente que sim. O Reino de Deus é maior que nossa denominação. Quando nos unimos a outros cristãos no esforço de levar as boas novas do evangelho (não somente discurso, falo de ação efetiva para o resgate integral do homem, para que conheça a vida plena em Jesus), mais pessoas que se encontravam nas trevas, ou seja fora do Reino da Luz, passam a conhecer o projeto de Deus. Projeto de Salvação.

Rev. Paulo Dias Nogueira
Catedral Metodista de Piracicaba
5a Região Eclesiástica