08 setembro, 2006

Meditação Diária - 09 de setembro

Os sentimentos dados por Deus
João 2.13-16

Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo [] Irai-vos e não pequeis. Efésios 4.25-26

Há vários anos, eu chorava por tudo e por nada e pensava na morte como um conforto. Quando procurei ajuda para a minha depressão, uma das primeiras coisas que ouvi do terapeuta foi: "A depressão é raiva voltada para dentro".

Por toda a minha vida, eu acreditei que a raiva fosse uma emoção inaceitável. Sempre que estava zangada com alguém, eu botava isso para dentro e nunca confrontava a pessoa responsável por isso. Toda a raiva dentro de mim se tornara a ferida supurada da depressão. Aprendi que, por mais difícil que fosse, eu teria de expressar minha raiva e deixar que as pessoas soubessem quando algo me incomodava.

Em minha caminhada cristã, a mensagem que recebi foi a de não expressar raiva. No entanto, após alguma investigação, lembrei-me de que Jesus nos instruiu a confrontar quem tivesse agido mal conosco (Mateus 18.15) e que Ele exprimiu ira ao virar as mesas no templo (ver João 2.13-16). Está certo sentir raiva e expressá-la. Deus apenas espera que sejamos cuidadosos no modo como o fazemos, agindo com amor.

Oração: Graças, ó Deus, por todas as nossas emoções. Por favor, ajuda-nos a demonstrá-las com amor, da forma como Tu desejas. Em nome de Jesus. Amém.

Pensamento para o dia: Ser plenamente humano é sentir todas as emoções que Deus nos deu.

Jennie Whittington (Texas, EUA)
Oremos para que Deus nos ajude a expressar a raiva com amor.

No Cenáculo, Setembro/Outubro 2006, Igreja Metodista