06 setembro, 2006

Santificação

Por: José do Carmo da Silva

Como Metodistas, embora não partilhemos de alguns aspectos da posição da Igreja Católica sobre santidade, não podemos negar que muitos homens e mulheres, dentro do catolicismo romano, seguiram de perto os passos de Cristo, na renúncia ao mundo e ao pecado. E foram inegavelmente capazes de viver em santidade, se aproximando em muito do exemplo de Cristo.

Dentre eles, que nunca pediram que se fizessem ícones (imagens) de si, tampouco, que lhes prestassem cultos, nutro por três, admiração especial: Santo Agostinho, Francisco de Assis e Madre Tereza de Calcutá. Procurei conhecer sobre suas vidas, julgando todas as coisas e retendo o que é bom, (I Ts 5.21) e confesso que encontrei muita coisa boa e verdadeiramente cristã.

Assim procedi, seguindo o conselho do apóstolo Paulo: Sede meus imitadores, como o sou de Cristo, (I Cor 11.1; Fp 4.9).

Discordo da posição deles, que a Missa seja um sacrifício, e também de outros aspectos da doutrina Católica Romana, porém, penso como Wesley, que devemos pensar e deixar pensar, e que um Metodista não pode possuir um espírito sectário, mas ter como principio a regra áurea: No essencial unidade, no não essencial liberdade, e em tudo caridade.

Apesar de nossas divergências doutrinárias, concluirei este estudo com um poema de Madre Tereza, onde identifiquei dentro da minha compreensão Metodista, os atos de piedade e de misericórdia, práticas indispensáveis para quem almeja genuinamente viver e morrer santamente dentro da perspectiva bíblica cristã e wesleyana.

Jesus para mim:

Isto é Jesus para mim:
O verbo que se fez carne. **
O pão da vida.
A vítima oferecida pelos nossos pecados na cruz.
O sacrifício oferecido na santa missa pelos pecados do mundo e os meus.
A palavra – a ser falada. **
A verdade – a ser contada. **
O caminho – a ser trilhado. **
A luz – a ser acesa. **
A vida – a ser vivida. **
O amor – a ser amado. **
A alegria - a ser compartilhada. **
O sacrifício – a ser oferecido. **
A paz – a ser dada. *
O pão – da vida a ser comido. **
O faminto – a ser alimentado. *
O sedento – a ser saciado. *
O nu - a ser vestido. *
O sem teto – a ser abrigado. *
O doente – a ser curado. *
O solitário - a ser amado. *
O indesejado – a ser desejado. *
O leproso – a quem lavar as feridas. *
O mendigo – a quem dar um sorriso. *
O bêbado – a quem ouvir. *
O doente mental – a ser protegido. *
O pequenino – a quem abrasar. *
O cego - a quem guiar. *
O mundo – por quem falar. *
O aleijado - com quem caminhar. *
O viciado – de quem ser amigo. *
A prostituta – a quem remover do perigo e oferecer amizade. *
O prisioneiro – a quem visitar. *
O idoso – a quem servir. *
Para mim, Jesus é meu Deus **
Jesus é meu esposo. **
Jesus é minha vida. **
Jesus é meu tudo em tudo **
Jesus é todas as coisas (16) * *

* Atos de Misericórdia ** Atos de Piedade – Grifo de Jose do Carmo da Silva.

"É à vontade de Deus que sejamos interna e externamente santos, que sejamos bons e façamos o bem de toda espécie e no mais alto grau, que sejamos capazes. Pisamos, pois, terreno sólido". (17)

"Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrario segundo é Santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede Santos, porque Eu Sou Santo". (I Pd 1.14-17).

Pr. Seminarista José do Carmo da Silva
pastorjose@top.com.br