01 março, 2007

Carta II de Nelson Magalhães da Costa Filho

São Paulo, 26 de fevereiro de 2007 A.D.

Prezado Rev. Dino Ari Fernandes

Pax Domini!

Venho por meio desta, mui respeitosamente ao ilustre prelado metodista, oficialmente, manifestar minhas escusas às colocações as quais vieram ofender-vos. O que não de maneira alguma havia intencionado! Mas, deveras, devo reconhecer que, não de todo conheço a estrutura de vossa denominação.

Minhas colocações são como os que observam ou observaram, cada um com e sob seu prisma e interpretação, o desenrolar dos últimos acontecimentos.

Sou concorde ao que o senhor descreveu em vossa carta: "Ao que tudo indica, V.Sa. desconhece as funções básicas do Colégio Episcopal - que está expresso em nossos Cânones - dentre as quais, o de dar a orientação pastoral a toda a Igreja Metodista, e é o responsável pela condução pastoral maior no território nacional." Reconheço por certo!!! Assim como algum outrem doutra denominação cristã caísse também em tal lapso!

SIM, conheço e já li alguns dos "Sermões de João Wesley", mas, não tive a oportunidade e conhecimento de ver ou ler os mais recentes traduzidos. Certamente que li a chamada "Carta a um Sacerdote Romano" e partes do "Diário de João Wesley".

De modo algum ignoro as encíclicas atuais da Igreja Romana, mas ponderamos que, nós, da Fraternidade Luterana Independente - Ecumênica, FRATELI, somos luteranos de linha "High Church" e em muito e alguns pontos semelhamos à Alta Igreja, de Roma ou seja também, a da Anglicana!

Firmamos junto à "Lutheran World Federation" o acordo firmado com Roma, sobre, em poucos anos assinados, "A Declaração Conjunta Sobre A Justificação Pela Fé". Temos o propósito em desenvolver a tolerância e a convivência, entre todas as pessoas, quaisquer sejam a denominação cristã, a raça, a cor ou profissão política ou convicção filosófica, e preferência sexual. Cremos e honramos a Bem-Aventurada Virgem Maria (hiperdulia). Ela é o maior exemplo de fé e que efetivamente disfruta da vida celestial. Ela é verdadeiramente Mãe de Deus (theotókos) e está nos altos céus porque unicamente confiou e creu em seu Filho, Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor (Lc.1.47 e I Tim.2.5).

A respeito da maçonaria, friso que sou e fui também amigo pessoal e Ir.'. do Rev. José Carlos de Macedo Brandão por 22 anos!!!!!! E, conhecí-o de muito, em suas particularidades pessoais... ... ... Por 20 anos aproximados de Camilo Ashcar... mas, os fatos adicionais tenho-o conhecimento sim, pois em delongas não quer-me-ia adentrá-los.

Já há muito tenho e tinha conhecimento sobre a lamentável e triste decisão do Supremo Concílio da IPB: foi doloroso o que também compartilhei com IIr.'. pastores e demais outros. Agora, só pode ser pastor presbiteriano ordenado, se se desvincular da Venerável Ordem, ou não pertencer a ela! "... no caso deles, a MAÇONARIA INCOMPATÍVEL COM A FÉ CRISTÃ." Uma decisão certamente mais política que doutrinária! "pois metodista algum foi recebido em cerimônia secreta, mas pública." Tal afirmativa faz-me respeitosamente perguntar-lhe à sua pessoa: Sois .'.?

Nossa organização sim é séria; estamos ligados ao ramo High Church luterano e anglicano.

Frisamos e firmamos nossas escusas, respeito e reconhecimento, pelo mal entendido e/ou má interpretação, o que certamente não é nossa intenção. Mas, foi uma manifestação daquilo que entendemos ou entendíamos, referentes aos fatos recentemente passados. Perdoe-nos, pois!

Que Javé nos dê sabedoria, entendimento e reconciliamento, para que Todos Sejamos Um!
Cordialmente em Cristo Jesus,

+Rev. Nelson Magalhães da Costa Filho
Fraternidade Luterana Independente - Ecumênica : FRATELI
luteranaindependente@yahoo.com.br

1 Comments:

At março 05, 2007, Anonymous Anônimo said...

Prezadissimo irmão em Cristo Jesus, Rev. Nelson,

Nem sei e nem quero saber o contexto de sua resposta. Certamente me provocará vergonha.

Quero apenas elevar minhas desculpas como irmã e metodistas.

Na paz, no amor, no respeito e na tolerância que sim, ainda existe entre os e as metodistas,

Maria Newnum - Metodista, amiga de Luteranos/as e vicê-presidente do Movimento Ecumênico de Maringá

 

Postar um comentário

<< Home