01 março, 2007

Record fará cobertura da visita do papa ao Brasil

SÃO PAULO, 1 de março (ALC) – Numa decisão surpreendente e inesperada, a Rede Record, vinculada à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), anunciou que vai integrar o pool de emissoras que farão a cobertura da visita do papa Bento XVI ao Brasil, em maio.

A decisão teria partido do próprio bispo Edir Macedor, líder maior da IURD, que estaria, assim, reparando um erro cometido há 12 anos, quando o bispo Sérgio von Helde atacou com socos e pontapés a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, durante programa de televisão da Record.

Como informa o repórter Daniel Castro, da Folha de São Paulo, a Record pretendia trabalhar a cobertura da visita do papa ao Brasil apenas nos espaços de seus telejornais, como faz com autoridades internacionais. Ao integrar o pool de emissoras, ela se compromete a transmitir ao vivo parte da missa que Bento XVI rezará no Campo de Marte, em São Paulo.

O pool será comandado pela Rede Globo. Cada uma das emissoras integradas ao pool vai se responsabilizar pela cobertura de eventos envolvendo o papa no Brasil. As imagens geradas irão para um satélite, ao qual todas as redes terão acesso.

Segundo a notícia da Folha, a mudança de posição da Record é mais comercial do que institucional. A emissora avaliou que perderia audiência se limitasse a visita do papa aos telejornais.

----------------------------------------------------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação