29 julho, 2006

Eu continuarei ecumênico

Com profunda tristeza recebi na última semana a notícia que a Igreja Metodista - por aprovação do Concilio Geral por 79 votos contra 50 - decidiu sair dos organismos ecumênicos com a presença da Igreja Católica. Lamentei porque o ecumenismo está presente na história da nossa Igreja muito antes desse surto fundamentalista/ moralista que está fazendo nossa igreja retroceder em sua caminhada. Para entender melhor isso, lhes direi o que compreendo como “ecumenismo”: o ecumenismo é o Sopro do Espírito de Deus que nos ensina que é possível sermos um mesmo sendo diferentes. Ele mostra que as diferenças que nos separam são significativas, mas não podem superar seu amor que nos une. E para que o ecumenismo esteja presente em nós é preciso que amemos a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Sem a experiência ecumênica nos assemelhamos a ostras (daí a palavra “ostracismo”), tornando-nos pessoas fechadas em si mesmas, escondendo a jóia preciosa que nos foi dada – Jesus Cristo – doador da vida abundante.

Fomos chamados à unidade, à comunhão e não para vivermos separados.. A afirmação do apóstolo Paulo nos soa bastante incômoda: “Acaso Cristo está dividido?” (1Co 1.13). Fomos chamados para a unidade, afim de que o mundo todo creia e não ao separatismo, ao sectarismo. O ecumenismo é a possibilidade de diálogo entre todos aqueles que professam a Jesus Cristo como seu Salvador. Metodistas, Luteranos, Anglicanos, Católicos, Cristãos Reformados e muitas outras denominações professam sua fé em Jesus e é Ele quem nos une e faz com que transformemos o mundo em um mundo de paz, tolerância, não violência, diálogo, comunhão. É nosso compromisso nos unirmos para que Deus em sua graça transforme o mundo.

Vivemos em uma igreja conciliar. Eu amo esta igreja e a causa dos metodistas, mas acima de todas as denominações e instituições eu sou cristão e entendo que é parte da vida cristã conviver, aceitar e trabalhar com as diferenças. Somos diferentes em nossas denominações, mas somos um em Cristo. Por isso, eu continuarei ecumênico. ..

Kyrie Eleison

Roy de Oliveira Duarte
Acadêmico da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista

2 Comments:

At julho 29, 2006, Blogger marianewnum said...

Parabéns Roy,
Como professora de alguns alunos e alunas num seminário Metodista de alguns/as alunas/as que agora estão aí na FT, aguardo anciosa manifestações convictas do metodismo e da fé cristã como a sua. Isso mostrará que de todo, meu trabalho não foi em vão.
Saudações ecumênicas wesleyanas e de paz.
Maria Newnum - Maringá - Pr

 
At julho 30, 2006, Blogger lisieux said...

É isso aí, Roy. Eu também sempre serei ecumênica!
Bjo
lis

 

Postar um comentário

<< Home