28 julho, 2006

Uma palavra a partir da Alemanha

Caros amigos, colegas na Faculdade de Teologia!

Não é necessario afirmar que as noticias chegadas na Alemanha sobre decisoes do 18. Concilio Geral, causaram surpresas grandes.

Estou bem distante das informações mais detalhadas, que poderiam explicar algumas partes do evento em julho 2006, mesmo assim restam algumas ponderações que gostaria de transmitir a vocês.

Primeira pergunta: Referente à tradição wesleyana e à Igreja Metodista no Brasil.

Como a igreja pretende no futuro explicar sua vinculação com a tradicao histórica de João Wesley?

É verdade que no tempo de Wesley não existia ainda qualquer organização ecumênica que pode ser comparada a situação atual. Mesmo assim não há dúvida, que Wesley respeitou e recomendou para os seus seguidores cooperação com cristãs de outras denominaçães. Pode ser estudado facilmente a "Carta a um Católico".

Além desta existe a famosa recomendação de dar as mãos a qualquer cristão em cuja coração reina Cristo. Deve haver alguns católicos vivendo desta maneira no Brasil ...

Segunda pergunta: Como o metodismo no Brasil pretende continuar em boas relações com a família mundial dos metodistas?

O Conselho Mundial Metodista, reunido em Seul - Coréia, nestes dias, votou permanecer em contato com outras denominações, inclusive com a Igreja Católica Romana. Os Metodistas no Brasil futuramente querem ficar na organizacão mundial do metodismo?

Estamos acompanhando com interesse a discussão no seio da Igreja Metodista.

Deus ajude para que cheguem a uma decisão menos rígida, que seja tomada provavelmente no Concílio Geral, na sua sessão, em outubro do corrente ano.

Fraternalmente - seu,

Reinhard Brose
Berlim - Alemanha