26 julho, 2006

Meditação diária

27 de julho

Marcos 14: 32-42 - Vigiai e orai para que não entreis em tentação...

O nosso mundo com suas rápidas transformações, seus cataclismas, sua convulsões humanas, requer que o povo de Deus esteja sempe alerta, atento, não entorpecido pelo medo ou indiferença. Deve conservar-se vigilantes. Mas o teste dessa mais ampla vigilância é reconhecermos em todos esses eventos a figura do nosso senhor caminhando entre as forças das trevas e compartilharmos sua agonia.

Nessa comovente história, Pedro, Tiago e João, os três que estavam com Jesus desde o princípio, que haviam reconhecido nele o Messias, que tinham sido testemunhas da sua transfiguração como filho do pai eterno, são agora chamados a participar de sua luta com o Pai, à véspera de sua paixão. E eles não puderam. Seus corações sem capacidade para discernir, sua fome de privilégios e glória, os tornaram vencidos pelo sono. Com a mente seguiam Jesus, mas seu ser total trilhava outro caminho - não o caminho do getsêmani ao Gólgota. Somente em oração perseverante a Igreja pode enfrentar o teste da missão como povo de Deus.

Oração
Senhor, tu não te negastes a sofrer por amor ao mundo. Tu nos pedes que participemos do teu sofrimento, e nós caimos no sono. Não podemos confiar em nós mesmos, mas oramos no sentido de que não te desapontemos.

Momento de reflexão: Ouça uma música que goste e reflita sobre a mensagem do texto.

Extraído: Leitura Cotidiana da Biblia - Edição Ecumênica - Conselho Mundial de Igrejas.
Contribuição de Maria e Rev. Robert Stephen Newnum - Maringá - Paraná