28 julho, 2006

Quero MARIA SUMIRE pra bispa metodista!!

Maria Sumire é leiga metodista no Peru e foi eleita para o Congresso Nacional. Na hora do juramento, perante todo a assembléia e os meios de comunicação ela re-criou o juramento em quechua, sua linga materna, a língua das maiorias indígenas do Cusco e do Peru. Ela foi exortada a fazer o juramento em espanhol. E por três vezes ela respondeu em quechua!! Ela se manteve firme nos costumes indígenas ancestrais, levantou as mãos e invocou os gestos de Túpac-Amaru e Micaela Bastidas, mártires das lutas andinas contras os opressores espanhóis e incas. Lembrou do pai, sindicalista e se afirmou evangélica metodista.

Me encontrei duas vezes com Maria Sumire: uma vez, no Equador numa Celebração da Santa Ceia ela tomou os elementos e ofereceu primeiro para a Pachamama. Se abaixou e conversou com a terra. Amém! (E no Documento das Igrejas sobre a Terra, lideranças metodistas nos pediram para tirar as referências à Pachamama e ao axé... para não ferir a sensibilidade de alguns irmãos...).

Da outra vez, numa assembléia do Clai no Chile, numa conversa difícil sobre ecumenismo e macro-ecumenismo eu estava sendo massacrada pela ala conservadora e anti-católica que também assola o CLAI. Maria e dois companheiros me tomaram pelo braço e me levaram num canto. Disseram palavras afetuosas e incompreensíveis e me colocaram o lenço com as cores do arco-íris nos ombros. Ela me disse no ouvido. Agora você também é da religião dos nossos ancestrais. Amém!!

E seu posso escolher mais uma... quero Casimira Rodríguez Romero, a nova ministra da Justiça da Bolívia, é uma leiga metodista líder do movimento das empregadas domésticas. Ela era pentecostal... aí fizeram ela escolher entre o sindicato e a igreja: ela virou metodista. Quero CASIMIRA RODRGUEZ ROMERO pra bispa!

Não precisa ser homem, não precisa ser do clero... só precisa ser metodista, amar o mundo e seus pobres e ser fiel ao Evangelho!!

Nancy Cardoso Pereira
nacycp@uol.com.br