28 julho, 2006

Meditação Diária

28 de Julho

Marcos 14: 66-72 - Não conheço esse homem de quem falais…

Em Cesaréia de Filipe foi Pedro quem reconheceu Jesus como o Cristo. Evidenciou logo que o que ele sabia era uma concepção tradicional, partilhada por muitos. Seu conhecimento não tinha conteúdo real, e ele não se punha atrás do referido pronunciamento. Ao ensejo da Transfiguração, ele viu esse Cristo inundado de glória, e desejou ardentemente usufruir daquela glória, mas ignorava o verdadeiro significado da visão. Ele acabara de compartilhar a íntima refeição pascal, ocasião em que Cristo se associou com ele no pão e no vinho, e de prometer imorredora lealdade ao Senhor (26-31). Discípulo, missionário, membro líder da Igreja em embrião – e tudo isso relacionado somente com Jesus, único ponto de referência. Contudo, no momento do desafio ele negou o que todos sabiam – que era um dos companheiros de Jesus.

Judas de qualquer forma, não havia negado o seu relacionamento com Jesus. Procurou cortar com violência tal relacionamento. Pedro negou a existência de Jesus – traição bem maior que a de Judas. Essa é a tragédia das Igrejas e cristãos que não sabem avaliar a plena significação do fato de serem o Corpo de Cristo dado ao mundo. A despeito de sua negação, Pedro continuou sendo o líder dos discípulos.

Para Meditar: Tire um minuto para olhar para o céu. Pense a respeito da oração de Jesus em João 17:11-12 – "Pai santo, protege pelo poder do teu nome aqueles que me deste, a fim de que sejam um, como nós somos um".

Extraído: Leitura Cotidiana da Biblia - Edição Ecumênica - Conselho Mundial de Igrejas.
Contribuição de Maria e Rev. Robert Stephen Newnum - Maringá - Paraná