29 julho, 2006

Seminário organizado pelo CONIC analisará unidade e missão da igreja

SERVIÇO DE NOTÍCIAS DA ALC
Correio-e: director@alcnoticias.org

BRASIL - Seminário organizado pelo CONIC analisará unidade e missão da igreja

GUARULHOS, 28 de julho (ALC) - A Comissão Teológica do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) realizará, dias 1o a 3 de agosto, na cidade de Guarulhos, São Paulo, Seminário Anual, que em 2006 fará avaliação da IX Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) à luz da realidade brasileira.

De acordo com o secretário executivo do CONIC, pastor Western Clay Peixoto, o encontro de São Paulo espera chegar a consensos práticos quanto aos debates ocorridos na Assembléia de Porto Alegre na questão do avanço do diálogo inter-religioso, da aproximação das igrejas em torno do que denominou de "atos básicos" - preservação da água, promoção da paz e garantia dos direitos humanos.

Uma outra expectativa em relação ao Seminário é que ele ajude no aperfeiçoamento do testemunho cristão no Brasil e na aproximação do conceito de missão das igrejas. O cenário brasileiro é peculiar, em termos ecumênicos, onde três dos quatro ramos do cristianismo estão presentes no CONIC: ortodoxos, católicos romanos e protestantes. Falta apenas o ramo pentecostal, mas já há lideranças desse grupo que demonstram sinais de aproximação ao movimento ecumênico.

O coordenador do Centro Ecumênico de Serviço à Evangelização e Educação Popular, padre José Oscar Beozzo, disse à ALC que o Seminário Anual do CONIC ocorre num momento em que é necessário repensar a colaboração entre as igrejas. "A decisão do Concílio da Igreja Metodista de retirar-se do CONIC não é um problema somente daquela igreja, mas de todos nós que estamos numa caminhada ecumênica", sublinhou.

Palestrante no seminário de São Paulo, Beozzo falará a respeito das questões atuais do ecumenismo e do diálogo inter-religioso. "O diálogo entre as religiões e a responsabilidade das igrejas frente ao que ameaça a vida são questões chave no mundo de hoje", destacou.

Beozzo defendeu a prerrogativa de as pessoas expressarem juntos sua fé. Ele destacou o papel das igrejas na defesa da vida, como nas situações de violência, guerra, fome, tráfico de pessoas, miséria, opressão, falta de saúde e de educação.

A expectativa é que o Seminário Anual do CONIC receba mais de 100 pessoas das igrejas-membro, de igrejas fraternas e convidadas, além de alunos de escolas de Teologia. São membros do CONIC as igrejas Católica Apostólica Romana, Católica Ortodoxa Siriana, Cristã Reformada, Evangélica de Confissão Luterana e Presbiteriana Unida. A Assembléia do CMI esteve reunida em Porto Alegre, em fevereiro deste ano.

----------------------------------------
Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)
Apartado 14-225 Lima 14 Perú Telefax (51 1) 242-7312
Serviço de notícias em português : edelbehs@alcnoticias.org
Visite nosso sitio web: http://portugues.www.alcnoticias.org