23 agosto, 2006

A Igreja Metodista é um Ramo da Igreja Cristã

Ser metodista é um modo de crer e de ser cristão. Ser cristão é ter fé em Jesus Cristo como Deus, Senhor e Salvador. Ser cristão é confiar e se deixar iluminar e guiar pelo Evangelho, as palavras e ensinos de Jesus Cristo.

Nós acreditamos que Deus amou o mundo de tal modo que nos enviou Jesus Cristo, para que toda pessoa que nele crê seja salva, ou seja, experimente o grande amor e cuidados de Deus, torne-se íntimo de Deus como seu filho(a) e, na força de Deus possa viver uma vida abundante que vai para além da morte.

Jesus nos salva de viver uma vida ruim, medíocre, desumana e sem amor. Jesus nos salva para sermos homens e mulheres que se comportam e vivem como amigos, companheiros e irmãos uns dos outros. Assim, somos uma comunidade de fé caracterizada pelo amor e a ajuda mútua, pelo estudo e aprendizagem do Evangelho, pelo serviço de culto e adoração a Deus, pelo serviço de solidariedade e de compaixão ao nosso próximo, pela defesa e promoção da vida, da justiça, da paz, da cidadania.

Deus nos dá poder e sabedoria, graça e equilíbrio, discernimento e alegria para vivermos nossa vida desse jeito. De modo que felicidade para nós, não é apenas a realização de nossos sonhos e projetos, mas também a realização do projeto divino de vida, paz e justiça na vida das demais pessoas. Nós também servimos a Deus quando abençoamos a vida de outras pessoas.

O Evangelho é o convite pra gente viver em paz, em justiça, em companheirismo e na luta contínua para que nosso mundo seja um lugar melhor para todos. Evangelizar, portanto, é falar do Evangelho que nos convida para a paz e trabalhar pela paz, é falar do amor de Deus que constrói relações humanas mais justas e trabalhar pela justiça.

A Igreja Metodista nasceu no século XVIII na Inglaterra, levantada pelo Espírito Santo de Deus, para promover uma nova reforma na igreja cristã de então que havia se acostumado e conformado ao mundo injusto, deixando de profetizar a justiça desejada por Deus. A Igreja metodista nasceu lutando contra a escravidão, contra a exploração dos trabalhadores e muito particularmente contra o trabalho infantil.

Onde surgia uma igreja metodista, surgia também uma escola e um centro comunitário. Ali as pessoas eram instruídas de modo a deixarem de ser alienadas, passando a ser pessoas. Oração e serviço de solidariedade ao próximo, culto de adoração a Deus e práticas sociais que exigiam justiça, evangelização que mudava o caráter das pessoas, mas que lhes preservava a cultura, salvação para a alma e cuidados e “ressurreição” para com o corpo, sempre foram parte de uma evangelização integral que não fragmentava a vida e o ser humano entre material e espiritual.

Amar e servir a Jesus como Deus, Senhor e Salvador é uma questão de fé. É porque temos fé em Jesus que somos cristãos e servimos a Jesus do jeito metodista de ser cristão.

Como a Bíblia afirma que Deus é amor (1João 4:8), amar e servir a Jesus significa acreditar e servir ao amor e ao que o amor verdadeiro e incorruptível pode fazer em nossas vidas e em nosso mundo.

Somos cristãos metodistas, um movimento cristão marcado pela reforma protestante de Martinho Lutero, e junto com católicos, ortodoxos, pentecostais e a todos os demais grupos cristãos temos a alegria de amar a Deus.

É como o Reverendo João Wesley, o fundador do movimento metodista, dizia: “Se o teu coração como o meu coração pertence a Jesus, me dê sua mão, pois somos irmãos”.

Como dissemos, nós metodistas, embora com jeito original de adorar e servir a Deus, somos parte do cristianismo, irmãos e irmãs dos demais cristãos. Com toda a certeza, ser metodista é um dos melhores modos de ser cristão.

Ronan Boechat de Amorim (Igreja Metodista de Vila Isabel, Rio de Janeiro)